Política Internacional
Trump divulga imagem de Maduro vendado e algemado e diz que “ainda decide” futuro da Venezuela
Presidente dos EUA afirma que líder venezuelano segue para Nova York; governo de Caracas exige prova de vida
03/01/2026
12:00
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou neste sábado (3) uma imagem atribuída ao presidente venezuelano Nicolás Maduro, na qual ele aparece vendado, usando óculos escuros, de moletom e aparentemente algemado, a bordo do USS Iwo Jima. Trump afirmou que ainda está decidindo sobre o futuro da Venezuela após a captura de Maduro por forças americanas durante a madrugada.
Segundo Trump, Maduro e a esposa, Cilia Flores, estariam a caminho de Nova York, transportados por um navio da Marinha dos EUA posicionado no Caribe desde o fim de 2025. Não foram apresentados documentos oficiais que confirmem o destino ou a situação jurídica do casal.
Os EUA anunciaram uma ofensiva militar de grande escala na Venezuela na madrugada deste sábado, com explosões em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira. Trump declarou que a operação resultou na captura do presidente venezuelano e da primeira-dama. Até o momento, não há confirmação independente que comprove a autenticidade da imagem divulgada nem os detalhes operacionais.
Em entrevista à Fox News, Trump disse que os EUA passarão a estar “fortemente envolvidos” com a indústria petroleira venezuelana, sem detalhar como. Afirmou ainda que a China continuará recebendo petróleo venezuelano.
Questionado sobre uma eventual transição política e se a líder opositora María Corina Machado assumiria o poder, Trump respondeu que “ainda está decidindo” e citou também a vice-presidente Delcy Rodríguez como possibilidade.
Trump afirmou ter assistido “ao vivo” à captura, transmitida por agentes envolvidos na missão em Caracas. “Foi como ver um programa televisivo”, disse. Segundo ele, o ataque estava previsto para quatro dias antes, mas foi adiado por condições climáticas.
O presidente norte-americano acrescentou que falou com Maduro uma semana antes e que o venezuelano teria tentado negociar uma saída pacífica do poder. “Eles quiseram negociar no final, mas eu não queria”, afirmou.
A vice-presidente Delcy Rodríguez declarou que o governo desconhece o paradeiro de Maduro e exigiu prova de vida imediata. Autoridades e organismos internacionais acompanham o caso, enquanto a ausência de confirmação independente mantém dúvidas sobre a imagem divulgada, o local de custódia e os próximos passos legais.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
China cobra libertação imediata de Maduro e esposa e acusa EUA de subversão na Venezuela
Leia Mais
Nicolás Maduro passa primeira noite preso em Nova York após captura pelos Estados Unidos
Leia Mais
Entidades pedem suspensão do IPTU e da taxa de lixo em Campo Grande após denúncias de ilegalidades
Leia Mais
China, Rússia e Irã condenam ação dos EUA na Venezuela; Macron declara apoio
Municípios