Fiscalização
Fiscalização da ANP encontra irregularidades em postos de combustíveis de Angélica
Ação foi solicitada e acompanhada pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul; autos de infração foram lavrados e estabelecimentos terão prazo para se regularizar
02/12/2025
19:05
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Uma fiscalização realizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) em postos de combustíveis de Angélica, município a 276 km de Campo Grande, identificou diversas irregularidades no abastecimento e no controle de qualidade dos produtos ofertados. A apuração foi solicitada e acompanhada pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, após reclamações de consumidores da região.
De acordo com o defensor público Bruno Augusto de Resende Louzada, três estabelecimentos foram inspecionados na semana passada, e todos apresentaram infrações administrativas. Entre elas, a ANP constatou:
Abastecimento em recipientes não certificados pelo Inmetro;
Ausência de registros obrigatórios de drenagem de tanques de diesel;
Falta de equipamentos e documentos exigidos para controle de qualidade dos combustíveis.
A agência lavrou autos de infração e determinou medidas reparadoras de conduta, com prazos para que os postos regularizem os problemas identificados.
Para o defensor Bruno Louzada, a ação reforça o papel preventivo e proativo da Defensoria na proteção do consumidor. “A fiscalização resultou na identificação de diversas irregularidades. Isso demonstra a importância do acompanhamento institucional para garantir que os combustíveis comercializados atendam às normas legais e de segurança”, afirmou.
As empresas autuadas terão prazo para apresentar defesa e comprovar a adoção das medidas corretivas. Louzada destacou ainda que a Defensoria seguirá monitorando as demandas coletivas e individuais do município, especialmente aquelas relacionadas a serviços essenciais, como o abastecimento de combustíveis.
“A Defensoria está atenta, garantindo que os direitos do consumidor sejam respeitados e que os serviços essenciais sejam prestados com transparência e segurança”, completou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Novas regras nacionais para tirar a CNH entram em vigor e mudam prova prática em todo o país
Leia Mais
STF abre Ano Judiciário de 2026 em sessão solene com presença do presidente Lula
Leia Mais
Riedel afirma que modelo da Rota da Celulose foi desenhado para não repetir falhas da BR-163
Leia Mais
Na abertura dos trabalhos, Carlão cobra avanços em infraestrutura e saúde e defende união entre os poderes
Municípios