Política Internacional
Brasil aguarda resposta dos EUA sobre ‘mapa do caminho’ para negociações que podem derrubar tarifaço de 50%
Mauro Vieira diz que governo Trump quer avançar rapidamente e prevê acordo provisório até o fim do mês
13/11/2025
18:00
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira (13) que o Brasil deve receber, nos próximos dias, a resposta dos Estados Unidos sobre um “mapa do caminho” que irá orientar as negociações bilaterais destinadas a destravar pendências comerciais — entre elas, o tarifaço de 50% imposto pelos EUA a produtos brasileiros.
A declaração foi dada após uma reunião em Washington com o secretário de Estado americano, Marco Rubio. Os dois já haviam se encontrado outras duas vezes na quarta-feira, durante a reunião ministerial do G7, no Canadá.
Segundo Vieira, Rubio demonstrou interesse pessoal — e também do governo Trump — em acelerar as conversas. “O secretário disse que a resposta deve vir muito rapidamente, possivelmente ainda esta semana ou no início da próxima”, afirmou o chanceler.
Vieira explicou que, no dia 4 de novembro, houve uma reunião virtual de alto nível entre equipes do Itamaraty, Ministério da Fazenda e MDIC com suas contrapartes norte-americanas.
Nessa reunião, o Brasil apresentou uma resposta detalhada às demandas dos EUA enviadas em 16 de outubro.
“Apresentamos nossas propostas para a solução das questões. Agora estamos esperando que eles nos respondam”, disse o ministro.
O chanceler relatou que Rubio citou comentários do presidente Donald Trump, que disse ter “gostado muito” da reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada na Malásia no mês passado.
Segundo Rubio, Trump manifestou vontade política de avançar na solução das pendências comerciais e reaproximar os dois países.
Vieira informou que Brasil e EUA trabalham com o objetivo de concluir, até o fim deste mês — ou no início do próximo — um acordo provisório que estabelecerá um roteiro das negociações pelos próximos 12 a 24 meses.
“É uma demonstração clara do interesse do governo americano em solucionar as questões pendentes e estreitar a relação com o Brasil”, afirmou.
Questionado sobre a possibilidade de retirada imediata das tarifas sobre o café brasileiro, Vieira disse que esse assunto não foi tratado diretamente com Rubio nesta rodada de conversas.
A administração Trump já sinalizou que pode rever as sobretaxas sobre o café, mas ainda não esclareceu se a medida alcançaria todos os países ou apenas alguns fornecedores específicos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eleitor sem memória, inocente ou conivente?
Leia Mais
Ex-prefeito de Nioaque é condenado por nepotismo e terá de devolver salários pagos a cunhada e esposa de ex-chefe de gabinete
Leia Mais
Com receita recorde, JBS cresce em todas as unidades e reforça estratégia global no 3º trimestre de 2025
Leia Mais
Lula convoca ministros para reforçar articulação e aprovar PEC da Segurança e PL Antifacção
Municípios