Economia / Cidadania
Desconto de até 100% na conta de luz: mais de 100 mil famílias de MS ainda podem garantir o benefício da Tarifa Social
Programa federal assegura isenção total para quem consome até 80 kWh/mês e está inscrito no CadÚnico; Energisa leva cadastro a diversas cidades
10/10/2025
10:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Zerar a conta de luz já é realidade para mais de 200 mil famílias em Mato Grosso do Sul, e outras 100 mil ainda podem ter acesso ao benefício, mas não estão cadastradas. O programa Tarifa Social de Energia Elétrica, garantido por lei, concede descontos de até 100% na fatura de energia para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês. O benefício, que vinha sendo aplicado desde julho por meio de medida provisória, foi oficializado nesta quarta-feira (8).
Na área de concessão da Energisa Mato Grosso do Sul, que atende 74 dos 79 municípios do estado, o programa já contempla 211 mil famílias. Destas, cerca de 30 mil estão na faixa de consumo que garante isenção total, inclusive dos tributos federais. A concessionária estima, porém, que ao menos 100 mil famílias ainda não estão devidamente inscritas no CadÚnico, condição essencial para receber o desconto.
O coordenador comercial da Energisa MS, Jonas Ortiz, explica que o cadastro é simples e automático para quem já está no Cadastro Único (CadÚnico). “Ao se inscrever, a família passa automaticamente a ter direito à tarifa social. Isso vale também para quem recebe o BPC, além de indígenas, quilombolas e pessoas eletrodependentes — aquelas que precisam de aparelhos elétricos para sobreviver”, destacou.
Ortiz reforça a importância de manter os dados atualizados no CadÚnico, informando mudanças de endereço e contatos atualizados, como telefone e e-mail. Ele também lembra que mesmo quem consome mais de 80 kWh por mês continua tendo desconto proporcional, ainda que não total. “As famílias que ultrapassam esse limite pagam apenas a parte referente ao excedente, com desconto parcial garantido pela lei”, explicou.
Para ampliar o acesso ao benefício, a Energisa leva o serviço de cadastramento a várias cidades sul-mato-grossenses por meio do projeto “Nossa Energia”. Neste mês, a Unidade Móvel estará em:
Campo Grande, Cassilândia, Ribas do Rio Pardo, Corumbá, Coxim, Caarapó, Bataguassu, Sete Quedas e Juti.
Durante as ações, as equipes orientam as famílias sobre o processo de inscrição, documentos necessários e atualização do CadÚnico — passo essencial para garantir o desconto ou a isenção total da conta.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Idas de Bolsonaro ao hospital após prisão não geram grandes manifestações de apoiadores
Leia Mais
Vaticano teria tentado mediar asilo de Nicolás Maduro na Rússia antes da operação dos EUA
Leia Mais
Presidente da Câmara não convoca sessão para barrar reajuste do IPTU e tensão aumenta em Campo Grande
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande prorroga vencimento da primeira parcela do IPTU 2026
Municípios