Ampla Visão
Federações partidárias: pesarão em 2026?
Federações partidárias e eleições de 2026; ingresso de Fábio Trad no PT; alianças regionais e nacionais; reserva de vagas para mulheres; bastidores da Assembleia e disputas pelo Senado em MS.
21/08/2025
21:15
MANOEL AFONSO
SILÊNCIO: Nem uma palavra dos deputados do PT sobre a reação do governador Eduardo Riedel a respeito da anunciada disposição petista em desembarcar do Governo. Nos bastidores da Assembleia, os comentários é que os cardeais teriam sido pegos de surpresa, pois se achavam imprescindíveis para a atual gestão. Talvez saiam, mas no último minuto do 2º tempo da prorrogação.
FÁBIO TRAD: Confirmaram-se as previsões com base nas suas postagens nas redes sociais. O ex-deputado acabou ingressando no PT. O evento ocorreu em Brasília. Ele pode ser candidato a deputado federal ou mesmo ao governo, dependendo do cenário nacional, com a intenção de fortalecer a candidatura de Lula no MS. Isso se chama política.
‘UNIÃO PROGRESSISTA’: A federação terá 109 deputados federais, 14 senadores, 6 governadores, 1.400 prefeitos e 12.450 vereadores, além de 20% do tempo de TV e orçamento de R$ 1 bilhão. No MS terá a senadora Tereza Cristina, 17 prefeitos, os deputados Luiz Ovando (PP), Londres Machado (PP), Gerson Claro (PP), Roberto Hashioka (União Brasil).
GRANDEZA: Do ponto de vista numérico, essa federação nasce grande com o desafio de chegar ao poder. Mas como tudo na vida, nem sempre “tamanho é documento”. Para isso, seus integrantes terão que focar no objetivo maior deste projeto político, cedendo em algumas pautas pessoais e eliminando velhas picuinhas regionais.
EXEMPLO: Tereza Cristina e Rose Modesto, respectivamente presidentes estaduais do PP e União Brasil, foram adversárias no último pleito da Capital. Hoje, juntas nesta federação, mas com cada qual preservando seus projetos pessoais. Presume-se que as federações sejam de verdade, ao contrário das relações de mera aparência.
PREOCUPAÇÃO: Na Assembleia Legislativa os deputados admitem que a disputa em 2026 será difícil por conta do fator “federação”. Mas nenhum deles admite desistir da reeleição; nem mesmo o veterano Londres Machado. Até aqui, apenas Neno Razuk e Mara Caseiro planejam trocar a Assembleia pela Câmara Federal.
LEMBRANDO: Devido ao critério eleitoral, nem sempre os candidatos mais votados são os eleitos. No pleito de 2022:
Rinaldo Modesto (PODE) se elegeu com apenas 14.017 votos;
Pedrossian Neto (PSD) com 15.994 votos;
Roberto Hashioka (União Brasil) com 13.662 votos;
Mas Herculano Borges (Republicanos), com 17.786 votos, não se elegeu.
CASAMENTOS: PSDB e Cidadania planejam se juntar numa federação com 3 senadores e 17 deputados federais. Outro caso já acertado é a federação PSOL e Rede, que totalizará 14 deputados federais. Também o PT, PV e PCdoB se uniram na Federação Esperança: são 9 senadores e 81 deputados federais.
EM CASA: Políticos inteligentes sabem se comportar durante o período do chamado “sereno” – fase sem mandato. O ideal é administrar a ausência evitando declarações opinativas que possam servir de combustível aos adversários.
POLÊMICA: Os partidos são obrigados a reservar 30% das cadeiras para as mulheres. Mas pela redação do Código Eleitoral, se houver desistência de candidaturas femininas, não haverá necessidade de retirar proporcionalmente as masculinas.
AVANÇOS: Aprovada pela CCJ do Senado, a reserva mínima de 20% de cadeiras em todos os parlamentos. Ainda que baixo, é um avanço concreto para aumentar a presença feminina na política.
LUIZ F. VERÍSSIMO: “Cinema é melhor pra saúde do que pipoca! Conversa é melhor do que piada. Exercício é melhor do que cirurgia. Humor é melhor do que rancor. Economia é melhor do que dívida. Amigos são melhores do que gente influente. Pergunta é melhor do que dúvida. Sonhar é melhor do que nada.”
PORTO MURTINHO: Papo leve com Miriam dos Santos na Assembleia. Ex-prefeita e viúva do ex-prefeito Heitor Miranda, relata o polêmico cenário político da cidade.
ESTRANHO: A mídia tem trazido declarações críticas do vereador Marcos Trad contra a prefeita Adriana Lopes. Seria normal, não fosse o fato de ele ter sido o padrinho responsável pelo ingresso dela na política como candidata a vice-prefeita.
A PROPÓSITO: PDT e Democracia Cristã (DC) interpuseram no último dia 18 Recurso Especial no TSE pedindo a cassação dos diplomas da prefeita Adriane Lopes e da vice-prefeita Camila N. Oliveira. A peça recursal, de 19 páginas, é assinada pelo advogado Newley Amarilla.
DISPUTA: Deputados elogiam a articulação do presidente da Assembleia, Gerson Claro, em suas pretensões de disputar o Senado. Sua boa relação com colegas, independentemente de partido, é vista como trunfo.
SEM CENSURA: A primeira vaga do Senado estaria destinada ao ex-governador Reinaldo Azambuja. A segunda teria como postulantes o atual senador Nelsinho Trad e o deputado Gerson Claro. Pesquisas já sinalizam esse cenário.
INTERROGAÇÃO: Com os novos capítulos na justiça envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, é de se questionar como reagirão seus eleitores em MS. Na Assembleia, deputados se dividem: uns acreditam em radicalização, outros em alternativas moderadas.
CORAJOSOS: A disposição de André Puccinelli em disputar as eleições do próximo ano contagiou Girotto, seu fiel aliado. Após episódios degradantes pelos quais passaram, a decisão de ambos é, no mínimo, ousada.
“Abandonando o ateísmo porque eu preciso acreditar que alguns de vocês vão para o inferno.” (internet)
“Não dê palpite. Daqui cuidamos nós.” (Lula para Trump)
“A ânsia para salvar a humanidade é quase sempre um disfarce para a ânsia de governá-la.” (H.L. Mencken)
“O mundo se divide entre os que acham e os que não sabem onde botaram.” (Millôr)
“Um liberal é um sujeito que deixa o recinto quando a briga começa.” (Heywood Broun)
“Malafaia se comportou bem na oitiva da PF. Pensou em muitos palavrões, mas preferiu ficar em silêncio.” (Dr. Zuretta)
“Esse seu filho Eduardo é um babaca.” (Silas Malafaia para Jair Bolsonaro)
“Você nunca é ganancioso demais.” (Donald Trump)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bebidas sem registro lideram apreensões em Campo Grande após risco de metanol
Leia Mais
Michelle Bolsonaro critica líderes evangélicos que se aproximam do Governo Lula
Leia Mais
Prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, anuncia renúncia em abril para disputar vaga de deputado federal
Leia Mais
Marun defende vice do MDB na chapa de Riedel e descarta risco de debandada no partido
Municípios