Saúde Pública
Brasil inaugura primeiro Samu Indígena com atendimento bilíngue em Dourados (MS)
Serviço 24h funcionará em guarani e português, beneficiando 25 mil indígenas da Aldeia Jaguapiru
09/08/2025
20:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Ministério da Saúde inaugurou neste sábado (9), em Dourados (MS), o primeiro Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Indígena do país. O projeto-piloto oferece atendimento bilíngue — em português e guarani — e funcionará 24 horas dentro da Aldeia Jaguapiru, na área do Hospital da Missão Evangélica Kaiowá, para casos de urgência e emergência.
A iniciativa beneficiará cerca de 25 mil indígenas, com uma ambulância exclusiva e equipe composta por 14 profissionais, sendo metade indígena e falante de guarani.
“Esse é um passo importante para ampliar o atendimento à população indígena e fortalecer o SUS”, destacou o secretário Weibe Tapeba, do Ministério da Saúde.
Com a base instalada dentro da aldeia, o tempo de resposta em casos críticos deve cair pela metade, segundo estimativas do governo. Antes, a comunidade dependia apenas da unidade urbana do Samu de Dourados.
O cacique Reinaldo Arévalo, da aldeia Bororó, afirmou que o novo serviço vai agilizar socorros que antes demoravam devido à alta demanda na cidade.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, disse que a procura tende a aumentar com a nova base, ressaltando que o atendimento será regulado por um médico e que a estrutura trará mais eficiência e qualidade.
O Ministério da Saúde vai repassar R$ 341 mil por ano para manter o serviço, que integra o plano de universalizar o Samu 192 até 2026. Atualmente, o Samu de Dourados já recebe R$ 2,2 milhões anuais para manter a Central de Regulação Urbana, duas ambulâncias de suporte básico, uma de suporte avançado e duas motolâncias.
Segundo o diretor-presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), André Longo Araújo de Melo, 34 territórios indígenas no país possuem potencial para receber o modelo.
O Samu Indígena contará com:
5 técnicos de enfermagem
5 enfermeiros
4 condutores-socorristas
Ambulância exclusiva para urgências
Atendimento bilíngue (português e guarani)
Espaços da base com nomes em guarani
Os pacientes serão encaminhados a hospitais de referência, como o Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD), que também possui equipe bilíngue.
Desde 2023, o Ministério da Saúde entregou 2.462 novas ambulâncias do Samu 192, seis vezes mais que no período de 2019 a 2022, elevando para mais de 4,3 mil veículos a frota em circulação. Hoje, o serviço atende 190 milhões de pessoas em 4.207 municípios.
A meta é universalizar o atendimento até 2026, com a entrega de mais 2,3 mil ambulâncias, sendo 1,3 mil previstas para 2025.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prazo final: médicos especialistas têm até hoje para se inscrever no programa ‘Agora Tem Especialistas’ do SUS
Leia Mais
Mulher morre atropelada em Cassilândia; marido é preso e investigado por feminicídio
Leia Mais
Zé Felipe revela motivo do fim do casamento com Virginia Fonseca
Leia Mais
Advogado de Donald Trump critica Alcolumbre por recusa em pautar impeachment de Moraes
Municípios