Política / Assembleia Legislativa
CCJR analisa 175 projetos e arquiva 51 no primeiro semestre de 2025 em MS
Comissão presidida por Pedro Caravina destaca volume expressivo de proposições e atuação técnica para garantir segurança jurídica das leis
09/07/2025
10:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul analisou 175 projetos e arquivou 51 propostas no primeiro semestre de 2025, conforme balanço divulgado nesta quarta-feira (9) pelo presidente da Comissão, deputado Pedro Caravina (PSDB).
No total, 212 matérias legislativas deram entrada na CCJR entre fevereiro e junho. Destas, foram 150 projetos de lei, 10 projetos de lei complementar, 8 projetos de resolução e 7 projetos de decreto legislativo.
“A CCJR cumpriu sua missão de analisar a constitucionalidade e a regimentalidade das proposições, garantindo que projetos com vício de iniciativa ou problemas técnicos não avancem para evitar judicializações futuras”, afirmou Pedro Caravina.
Projetos analisados: 175
Projetos arquivados: 51
Pareceres favoráveis: 109
Pareceres contrários: 51
Solicitações de apensamento: 6
Reuniões realizadas: 22 (20 ordinárias e 2 extraordinárias)
A comissão também analisou todos os projetos enviados pelo Poder Executivo, com parecer favorável em 100% dos casos. Segundo Caravina, o diálogo entre o Legislativo e o governo estadual tem sido fundamental.
“Temos uma sintonia muito boa com o Executivo. Quando há necessidade de ajustes nos projetos, eles são feitos antes da deliberação final”, completou o parlamentar.
As reuniões da CCJR — considerada uma das comissões mais estratégicas da Assembleia — ocorrem todas as quartas-feiras, às 8h, com transmissão pelas redes da Casa de Leis.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Projeto “Sorrisos que Vencem” leva atendimento odontológico a crianças com câncer em MS com apoio do Sicredi
Leia Mais
Rodolfo Nogueira rebate Talíria Petrone sobre MST: “Se produzissem arroz como dizem, não precisariam de cesta básica”
Leia Mais
Lia Nogueira comemora avanço do Ceasa em Dourados com abertura de licitação
Leia Mais
Deputado Rinaldo propõe política estadual contra o tabagismo entre adolescentes em MS
Municípios