Campo Grande (MS), Quarta-feira, 09 de Julho de 2025

Política / Assembleia Legislativa

CCJR analisa 175 projetos e arquiva 51 no primeiro semestre de 2025 em MS

Comissão presidida por Pedro Caravina destaca volume expressivo de proposições e atuação técnica para garantir segurança jurídica das leis

09/07/2025

10:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul analisou 175 projetos e arquivou 51 propostas no primeiro semestre de 2025, conforme balanço divulgado nesta quarta-feira (9) pelo presidente da Comissão, deputado Pedro Caravina (PSDB).

No total, 212 matérias legislativas deram entrada na CCJR entre fevereiro e junho. Destas, foram 150 projetos de lei, 10 projetos de lei complementar, 8 projetos de resolução e 7 projetos de decreto legislativo.

“A CCJR cumpriu sua missão de analisar a constitucionalidade e a regimentalidade das proposições, garantindo que projetos com vício de iniciativa ou problemas técnicos não avancem para evitar judicializações futuras”, afirmou Pedro Caravina.

Balanço da atuação no semestre:

  • Projetos analisados: 175

  • Projetos arquivados: 51

  • Pareceres favoráveis: 109

  • Pareceres contrários: 51

  • Solicitações de apensamento: 6

  • Reuniões realizadas: 22 (20 ordinárias e 2 extraordinárias)

A comissão também analisou todos os projetos enviados pelo Poder Executivo, com parecer favorável em 100% dos casos. Segundo Caravina, o diálogo entre o Legislativo e o governo estadual tem sido fundamental.

“Temos uma sintonia muito boa com o Executivo. Quando há necessidade de ajustes nos projetos, eles são feitos antes da deliberação final”, completou o parlamentar.

As reuniões da CCJR — considerada uma das comissões mais estratégicas da Assembleia — ocorrem todas as quartas-feiras, às 8h, com transmissão pelas redes da Casa de Leis.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: