Saúde / Prevenção
Julho Verde: Hospital de Câncer Alfredo Abrão inicia mês de conscientização com coral de pacientes e entrega de laringes eletrônicas
Campanha reforça alerta para o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, que pode ultrapassar 80% de chances de cura quando detectado no início
26/06/2025
18:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Hospital de Câncer de Campo Grande - MS Alfredo Abrão (HCAA) realiza na próxima segunda-feira, 1º de julho, às 8h30, a abertura oficial do Julho Verde, mês nacional de combate ao câncer de cabeça e pescoço. A programação inclui uma emocionante apresentação do Coral "Novos Tons", formado por pacientes oncológicos, e a entrega de duas laringes eletrônicas para pacientes que perderam a voz em decorrência do tratamento.
A iniciativa simboliza não apenas a superação individual, mas também o compromisso do hospital em devolver qualidade de vida e autoestima aos pacientes. As laringes eletrônicas permitem que pacientes laringectomizados voltem a se comunicar, por meio de um dispositivo que gera vibração e reproduz a fala ao ser encostado na região do pescoço ou bochecha. A distribuição gratuita a pacientes do SUS é uma ação pioneira do HCAA em Mato Grosso do Sul.
Durante todo o mês de julho, o HCAA promoverá campanhas educativas em suas redes sociais, alertando para os sintomas e fatores de risco da doença. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que 80% dos tumores de cabeça e pescoço são diagnosticados em estágios avançados, comprometendo a eficácia do tratamento.
"Quando diagnosticado precocemente, o câncer de cabeça e pescoço tem mais de 80% de chances de cura", ressalta o cirurgião oncológico Dr. Carlos Freitas, coordenador da equipe especializada no HCAA.
O hospital oferece tratamento completo com equipe multiprofissional composta por especialistas em fonoaudiologia, odontologia hospitalar, quimioterapia, radioterapia, enfermagem, serviço social, fisioterapia e farmacêuticos.
De acordo com estimativas do INCA para 2023-2025, o Brasil deve registrar 39.550 novos casos de cânceres de boca, laringe e tireoide anualmente. Somente em Mato Grosso do Sul, a previsão é de 510 novos casos por ano:
Cavidade oral: 180 casos
Tireoide: 190 casos
Laringe: 140 casos
Estudo publicado na The Lancet Regional Health – Americas aponta que 78,2% dos casos no Brasil são diagnosticados em estágios III ou IV, e que baixa escolaridade e idade jovem aumentam o risco de diagnóstico tardio.
Principais fatores de risco:
Tabagismo
Consumo excessivo de álcool
Exposição solar sem protetor labial
Infecção por HPV
Dieta pobre em iodo
Histórico de irradiação no pescoço
Obesidade
Principais sintomas:
Feridas na boca ou garganta por mais de 15 dias
Caroços no pescoço ou rosto
Rouquidão persistente
Dificuldade ou dor ao engolir
O diagnóstico é clínico e deve ser feito por especialistas. A confirmação se dá por bíopsia. Dependendo do estágio, o tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia.
Não fumar
Evitar bebidas alcoólicas
Manter higiene bucal
Alimentação saudável
Vacinação contra HPV
Consultas médicas e odontológicas regulares
O Julho Verde é instituído pela Lei 14.328/2022 e também conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da International Federation of Head and Neck Oncologic Societies (IFHNOS). O Dia Mundial de Conscientização sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço é lembrado em 27 de julho.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Idas de Bolsonaro ao hospital após prisão não geram grandes manifestações de apoiadores
Leia Mais
Vaticano teria tentado mediar asilo de Nicolás Maduro na Rússia antes da operação dos EUA
Leia Mais
Presidente da Câmara não convoca sessão para barrar reajuste do IPTU e tensão aumenta em Campo Grande
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande prorroga vencimento da primeira parcela do IPTU 2026
Municípios