Previsão do Tempo
Frente fria chega a MS com alerta de chuvas, ventos fortes e risco de geada nesta semana
Inmet emite três alertas para o Estado, que enfrentará queda brusca de temperatura, risco de temporais e geada a partir desta segunda-feira (23)
22/06/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
Mato Grosso do Sul se prepara para uma virada brusca no tempo com a chegada de uma frente fria que trará não só frio intenso, mas também chuva, ventania e até possibilidade de geada. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas que colocam praticamente todo o Estado em atenção máxima entre este domingo (22) e terça-feira (24).
De acordo com os boletins meteorológicos, o primeiro alerta, de perigo potencial, aponta para a ocorrência de chuvas intensas, com precipitações que podem variar entre 20 mm e 50 mm, acompanhadas de ventos fortes entre 40 e 60 km/h, além de risco de descargas elétricas, queda de galhos de árvores, cortes no fornecimento de energia elétrica e alagamentos em áreas urbanas.
Apesar da previsão de chuva, o Estado enfrenta simultaneamente outro problema climático. Até a chegada efetiva da frente fria, persiste o alerta de baixa umidade, com índices entre 20% e 30%, especialmente no norte e nordeste do Estado, o que eleva o risco de incêndios florestais e agrava problemas respiratórios.
A queda nas temperaturas começa a ser percebida já na madrugada de segunda-feira (23), com o avanço da frente fria pela região sul do Estado e se espalhando rapidamente para as demais regiões até terça-feira (24).
O Inmet aponta um declínio acentuado das temperaturas, com quedas superiores a 5ºC em poucas horas. Em cidades da região sul, como Ponta Porã, Amambai, Sete Quedas, Mundo Novo e Iguatemi, as mínimas podem chegar a 2ºC ou menos, com potencial para formação de geada moderada a forte, especialmente nas áreas de serra e baixadas.
Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: mínimas entre 2ºC e 6ºC, máximas de 16ºC a 21ºC;
Sudoeste e Pantanal: mínimas entre 7ºC e 12ºC, máximas de 18ºC a 25ºC;
Bolsão, Leste e Norte: mínimas de 9ºC a 14ºC, máximas de 22ºC a 28ºC;
Campo Grande: mínimas de 7ºC a 10ºC, máximas de 18ºC a 22ºC.
O alerta de “perigo” para geada é válido entre a madrugada de segunda (23) e a manhã de terça-feira (24). As regiões mais suscetíveis são o Sul, Cone-Sul, Grande Dourados e parte do Sudoeste, com temperaturas próximas de 0ºC, sobretudo nas áreas de vegetação mais aberta e baixadas. O fenômeno oferece risco de perdas para a agricultura, especialmente para produtores de hortaliças, milho, feijão e café.
Além do frio e da chuva, os ventos ganham força, com rajadas que podem superar os 60 km/h, sobretudo no avanço da frente fria. Há possibilidade de queda de árvores, destelhamentos e transtornos no trânsito.
De acordo com o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), uma nova frente fria está prevista para os dias 26 e 27 de junho, o que deve manter as temperaturas baixas até o fim do mês em grande parte de Mato Grosso do Sul.
Evitar exposição prolongada ao frio, especialmente crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias;
Animais de estimação devem ser protegidos em locais abrigados e aquecidos;
Agricultores devem proteger plantações suscetíveis e utilizar técnicas para minimizar os efeitos da geada;
Durante as chuvas, evitar trafegar em áreas alagadas e se proteger de descargas elétricas;
Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mato Grosso do Sul lidera no Centro-Oeste com 79,3% das escolas conectadas à internet
Leia Mais
PGR é contra presença de agentes da PF dentro da casa de Bolsonaro
Leia Mais
Claudinho Serra, assessor e empreiteiro acusados de corrupção seguem presos após revisão judicial
Leia Mais
MS promove Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado em todos os municípios
Municípios