Meio Ambiente / Gestão Pública
TCE-MS participa de simpósio em Corumbá e defende economia circular como modelo de gestão sustentável
Evento marca início da Semana do Meio Ambiente e reúne poder público, especialistas e comunidade pantaneira
04/06/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) participou, na última segunda-feira (2), do 1º Simpósio do Meio Ambiente – “Economia Circular no Pantanal”, realizado no auditório da Embrapa Pantanal, em Corumbá. O evento marcou a abertura oficial da programação da Semana do Meio Ambiente 2025, promovida pela Prefeitura Municipal e a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.
Com o tema voltado à economia circular, o simpósio buscou fomentar o debate sobre práticas sustentáveis que substituam o atual modelo linear de produção e consumo. Participaram do encontro representantes do poder público, universidades, educadores, empresários, artesãos e membros da sociedade civil organizada, refletindo o compromisso regional com a preservação do bioma pantaneiro.
O engenheiro sanitarista e ambiental Ruhan Charles da Silva Lima, representante do TCE-MS, ministrou duas palestras com foco na adoção de políticas públicas voltadas à economia circular e o papel das empresas na transição ecológica.
“A economia circular propõe um modelo mais inteligente de produção e consumo, em que os materiais são reutilizados e reinseridos no ciclo produtivo. Trata-se de uma mudança de paradigma que deve envolver tanto o setor público quanto o privado”, destacou Ruhan Lima.
Durante sua participação, o TCE-MS também apresentou o Plano de Logística Sustentável, recentemente implementado no âmbito do Tribunal, que orienta as contratações públicas com base em critérios ambientais e incentiva o uso de materiais com selos sustentáveis ou recicláveis.
Além das palestras, o simpósio promoveu rodas de conversa, exposições de artesanato regional e apresentações de iniciativas ligadas ao conhecimento tradicional e à sustentabilidade no Pantanal. A programação foi estruturada com o intuito de aproximar os conceitos de economia circular da realidade local e incentivar ações integradas entre governo e sociedade.
O evento também fortaleceu o papel do TCE-MS como órgão orientador e indutor de boas práticas, ampliando o debate sobre a incorporação de critérios sustentáveis nas políticas públicas e na governança ambiental dos municípios sul-mato-grossenses.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Idas de Bolsonaro ao hospital após prisão não geram grandes manifestações de apoiadores
Leia Mais
Vaticano teria tentado mediar asilo de Nicolás Maduro na Rússia antes da operação dos EUA
Leia Mais
Presidente da Câmara não convoca sessão para barrar reajuste do IPTU e tensão aumenta em Campo Grande
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande prorroga vencimento da primeira parcela do IPTU 2026
Municípios