Campo Grande (MS), Terça-feira, 20 de Maio de 2025

Política Externa / Desenvolvimento

Nelsinho Trad articula avanço do acordo Mercosul–União Europeia com foco no agronegócio de MS e na Rota Bioceânica

Senador sul-mato-grossense cobra ministro de Relações Exteriores e reforça defesa de exportações e logística para o Centro-Oeste

20/05/2025

12:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Durante audiência pública nesta terça-feira (20), o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, cobrou informações sobre o avanço do acordo Mercosul–União Europeia. Em resposta, o chanceler Mauro Vieira afirmou que a assinatura do tratado está prevista para ocorrer até o fim da presidência pro tempore do Brasil no Mercosul, que começa em julho.

Nelsinho Trad reforçou que o acordo é estratégico para Mato Grosso do Sul, principalmente pelos impactos positivos esperados para o agronegócio, a indústria e a infraestrutura logística. O estado, que é destaque nacional na produção de carnes, grãos e celulose, poderá se beneficiar diretamente da redução de tarifas e barreiras comerciais com a União Europeia.

“Estamos falando de um passo fundamental para o desenvolvimento regional e nacional. O acordo fortalece nossa competitividade e gera oportunidades para os produtores do Centro-Oeste, que hoje enfrentam dificuldades logísticas e comerciais para acessar mercados internacionais”, pontuou o senador.

Discussão inclui tarifas dos EUA

Durante a audiência, o senador também acompanhou os debates sobre as tarifas unilaterais impostas pelos Estados Unidos e os possíveis impactos econômicos para o Brasil. Ele alertou para a necessidade de o país adotar posicionamentos firmes em fóruns internacionais, evitando prejuízos para exportadores brasileiros.

Rota Bioceânica como eixo estratégico

Líder nas articulações internacionais do Senado, Nelsinho Trad tem defendido ativamente a Rota Bioceânica, projeto que visa ligar o Brasil ao Oceano Pacífico por meio de uma rota rodoviária que passa por Paraguai, Argentina e Chile. A obra já soma mais de R$ 472 milhões em investimentos e é considerada essencial para reduzir distâncias e custos logísticos entre os produtores sul-mato-grossenses e o mercado asiático.

“A Rota Bioceânica é um divisor de águas para Mato Grosso do Sul. Ela posiciona o estado no centro da nova logística continental, conectando o agronegócio brasileiro aos portos do Pacífico com eficiência e competitividade”, afirmou Nelsinho.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: