Alerta / Fraude
INSS alerta sobre perfil falso no Instagram usado por golpistas para enganar aposentados
Instituto reforça que não atende via redes sociais e orienta uso exclusivo de canais oficiais para solicitação de reembolso
15/05/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emitiu um alerta nesta quinta-feira (15) sobre a atuação de golpistas nas redes sociais. Um perfil falso no Instagram, identificado como @assistencia_inss, vem sendo utilizado para aplicar golpes em aposentados e pensionistas, com o objetivo de roubar dados e aplicar fraudes financeiras.
Segundo o INSS, o perfil usa de forma ilegal a identidade visual oficial e replica conteúdos do órgão com promessas de facilitar a devolução de valores descontados indevidamente por associações. A autarquia esclarece que não realiza atendimentos nem solicita dados por Instagram, Facebook, WhatsApp ou qualquer outra rede social.
Todos os serviços do INSS devem ser feitos exclusivamente pelos canais oficiais:
Aplicativo ou site Meu INSS (https://www.gov.br/meuinss)
Central de Atendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h
Além disso, o INSS nunca solicita fotos de documentos, senhas ou dados bancários por redes sociais ou mensagens de aplicativos. Quem identificar perfis falsos deve denunciá-los imediatamente.
“O uso indevido da marca do INSS é crime. O instituto tem atuado para derrubar esses perfis e proteger os segurados dos golpes”, destaca a nota oficial.
Os golpistas induzem os aposentados a clicarem em links que pedem CPF, número do benefício, fotos de documentos e dados bancários. Essas informações são então utilizadas para realizar empréstimos consignados fraudulentos ou acessar indevidamente as contas dos beneficiários no sistema do INSS.
A partir de 14 de maio, aposentados e pensionistas podem pedir devolução de valores descontados indevidamente por entidades associativas nos últimos cinco anos (entre março de 2020 e março de 2025).
Acesse o aplicativo ou site Meu INSS
Faça login com CPF e senha
Clique em “Consultar descontos de entidades associativas”
Veja se há registros de descontos
Caso não tenha autorizado, selecione a opção “Não autorizei o desconto”
Informe um telefone e e-mail de contato
Confirme a veracidade das informações
Clique em “Enviar declarações”
A associação terá 15 dias úteis para apresentar documentos que provem a autorização. Caso isso não ocorra, o INSS poderá acionar a AGU (Advocacia-Geral da União) para cobrar judicialmente a devolução.
Se confirmada a irregularidade, a associação receberá uma GRU (Guia de Recolhimento da União) para devolver os valores. Após o pagamento, o INSS repassa o montante diretamente ao beneficiário na conta em que recebe o benefício.
Caso a entidade não efetue a devolução, o caso será remetido para medidas judiciais via AGU.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
IBGE prorroga inscrições para estágio com 11 vagas em Campo Grande
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Leia Mais
Sou mais velho que meus pais
Municípios