Saúde / Campo Grande
Campo Grande alcança 32% de cobertura vacinal contra a gripe, mas número de internações e mortes preocupa
Mais de 6,6 mil doses foram aplicadas no fim de semana, mas meta do Dia D não foi atingida; cidade já registra 106 mortes por doenças respiratórias em 2025
12/05/2025
08:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A campanha de vacinação contra a gripe em Campo Grande alcançou 32,5% do público-alvo imunizado, com a aplicação de 168.855 doses desde 27 de março, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O avanço foi impulsionado pelo Dia D de mobilização, realizado no último fim de semana, quando 6.600 pessoas se vacinaram na Capital.
Apesar do número expressivo, o resultado ficou abaixo da meta estipulada de 15 mil imunizações. Ainda assim, a cobertura vacinal em Campo Grande está acima da média estadual e nacional. A preocupação, no entanto, permanece: a cidade vive uma das fases mais críticas para doenças respiratórias, especialmente entre crianças e idosos.
Desde o início do ano, a cidade já contabiliza 106 mortes por doenças respiratórias, sendo:
63 idosos acima de 60 anos
10 crianças
Outros 33 óbitos em diferentes faixas etárias
Além disso, foram confirmados 1.219 casos graves com necessidade de internação hospitalar. Do total, 721 são crianças, o que reforça a vulnerabilidade dessa faixa etária diante da circulação de vírus respiratórios, incluindo o Influenza.
Com o aumento dos casos, hospitais da Capital enfrentam superlotação. A Santa Casa de Campo Grande informou que está operando no limite da capacidade e tem tido dificuldades para receber novos pacientes, especialmente os que necessitam de internação urgente.
A Sesau reforça o chamado à população dos grupos prioritários para que compareçam às Unidades Básicas de Saúde (UBS e UBSF) e se imunizem. A vacina contra a gripe é gratuita e segura, sendo a principal forma de reduzir internações e óbitos causados por complicações respiratórias.
“Estamos diante de um cenário de risco real para a saúde pública. É fundamental que os pais levem suas crianças e que os idosos busquem a vacinação o quanto antes”, alertam técnicos da Secretaria de Saúde.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Relação de Fux com colegas da 1ª Turma do STF estava “insustentável”, avaliam ministros após voto divergente em julgamento de Bolsonaro
Leia Mais
Dracco desmantela grupo familiar de frigorífico que sonegou R$ 779 milhões em MS e PR
Leia Mais
Outubro Verde: mitos e verdades sobre a sífilis
Leia Mais
Roberto Hashioka solicita à Anatel melhorias no sinal de telefonia em Guassulândia
Municípios