Política / Agronegócio
Deputado Rodolfo Nogueira é relator de projeto aprovado que muda cálculo de preços mínimos agrícolas
Nova regra obriga consideração da depreciação de máquinas e equipamentos; proposta avança na Câmara
25/04/2025
09:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1284/2019, do Senado, que altera as regras para definição dos preços mínimos de produtos agrícolas no Brasil. A relatoria ficou a cargo do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), que representa o estado de Mato Grosso do Sul.
“A fixação de preços mínimos adequados é essencial para assegurar a sustentabilidade econômica dos produtores rurais”, afirmou Nogueira.
O texto aprovado estabelece que os preços mínimos deverão ser fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) com base em valores não inferiores ao custo operacional de produção.
Esse custo operacional passa a incluir, obrigatoriamente, a depreciação anual de máquinas, equipamentos e benfeitorias, conforme critérios da Receita Federal.
Atualmente, o Decreto-Lei 79/1966 determina que o CMN deve considerar fatores de mercado interno e externo, além dos custos de produção — mas não detalha a obrigatoriedade de incluir a depreciação de ativos utilizados na atividade agrícola.
O autor da proposta, senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), afirmou que a mudança favorece especialmente os pequenos produtores:
“O mérito da proposta é incorporar os custos reais de produção, principalmente para beneficiar a agricultura familiar”, destacou Heinze.
Após a aprovação na Comissão de Agricultura, o projeto segue para análise nas comissões de:
Finanças e Tributação
Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ)
Se for aprovado sem alterações, o texto poderá seguir diretamente ao Plenário da Câmara. Caso passe por mudanças, retorna ao Senado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara aprova PEC da Blindagem em 1º turno com 353 votos favoráveis
Leia Mais
Moraes pede parecer da PGR sobre investigação contra Tarcísio de Freitas
Leia Mais
Governo lança “REFAZ 2025” e oferece até 95% de desconto em ICMS devido
Leia Mais
Bolsonaro passará a noite internado após atendimento de emergência em Brasília
Municípios