Política / Câmara Municipal
Câmara de Campo Grande homenageia 39 pessoas por atuação em defesa dos povos indígenas
Sessão Solene proposta por Luiza Ribeiro reconhece lideranças e parceiros de políticas públicas para povos originários
24/04/2025
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Câmara Municipal de Campo Grande homenageou na noite desta quarta-feira (24), durante Sessão Solene, 39 personalidades que se destacam pela defesa dos direitos dos povos indígenas. A solenidade foi proposta pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), presidente da Comissão Permanente das Causas Indígenas, e reuniu lideranças, autoridades e representantes de diversas instituições.
A cerimônia é regulamentada pelos Decretos Legislativos 2612/2021 e 949/2006, que instituíram o Prêmio Domingos Veríssimo Marcos, em homenagem ao intelectual indígena de mesmo nome, que teve trajetória marcada pela defesa da educação bilíngue e dos direitos indígenas no Brasil.
“A Câmara de Vereadores de Campo Grande é lugar de resistência dos povos indígenas de nosso país, estado e cidade. Criamos a única Comissão Permanente das Causas Indígenas no Brasil. Esta sessão não é apenas festiva, é política”, destacou Luiza Ribeiro.
Durante o evento, Lisio Lili, presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Deveres dos Povos Indígenas, destacou o papel da Câmara como espaço de escuta e construção de políticas públicas:
“Temos aqui um espaço receptivo, onde podemos falar tudo o que sentimos e desejamos. Isso tem sido fundamental para fortalecer nossa luta”, afirmou.
A superintendente municipal de Defesa dos Direitos Humanos, Priscilla Justi, reforçou o compromisso com o avanço das políticas públicas em uma capital que abriga mais de 18,4 mil indígenas, segundo o último Censo do IBGE.
Representando o Governo do Estado, o subsecretário de Políticas Públicas para os Povos Originários, Fernando da Silva Souza, enfatizou a importância de um trabalho conjunto entre município, Estado e União:
“Estamos comprometidos com políticas estruturantes que garantam dignidade, qualidade de vida e valorização das culturas indígenas.”
Entre os reconhecidos na solenidade estão representantes de diferentes áreas – educadores, ativistas, servidores públicos e lideranças comunitárias. O prêmio reforça o reconhecimento do papel desses cidadãos na promoção de direitos e preservação das culturas originárias. Veja alguns dos homenageados:
Lisio Lili – presidente do Conselho dos Povos Indígenas
Rosangela Hortencio Fialho, Rute Torres Poquiviqui Bondarczuk e Indiara da Silva Pereira – lideranças femininas reconhecidas
Reinaldo Azambuja – ex-governador de Mato Grosso do Sul
Cristina Ramos da Silva Ribeiro, Fabio Lopes de Souza e Jacqueline Machado – Mesa Diretora
Luiz Carlos Ramires, Dalva de Almeida Cáceres Botelho, Josias Jordão Ramires, entre outros
Nascido na Aldeia Bananal, em Aquidauana, em 1926, Domingos Veríssimo teve formação acadêmica em Filosofia, Letras e Física, e era fluente em 11 idiomas, incluindo línguas indígenas como terena, guató e kadiweu. Foi pioneiro na formação de professores indígenas, liderou a União das Nações Indígenas (UNI) e atuou na luta por cotas raciais e direitos educacionais para povos originários. Faleceu em 2005, deixando um legado reconhecido nacionalmente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Com público estimado em 12,4 mil, ato na Avenida Paulista reúne Bolsonaro e aliados em defesa de anistia aos presos de 8 de janeiro
Leia Mais
Tereza Cristina, Rodolfo Nogueira e João Henrique Catan participam de ato com Bolsonaro por anistia aos presos de 8 de janeiro
Leia Mais
TCE-MS cobra prefeituras por divulgação de custos públicos em portais da transparência
Leia Mais
Após anos de espera, Hospital Regional de Dourados começa a funcionar em etapas ainda este ano
Municípios