Polícia / Previdência Social
Operação "Sem Desconto" investiga fraude bilionária em benefícios do INSS; PF cumpre mandados em MS
Descontos não autorizados em aposentadorias e pensões chegam a R$ 6,3 bilhões; Campo Grande está entre as cidades alvo de busca
23/04/2025
14:00
DA REDAÇÃO
Agência do INSS, localizada no Horto Florestal, em Campo Grande MS — Foto: Caio Tumelero/TV Morena
A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quarta-feira (23) a Operação Sem Desconto, que apura um esquema bilionário de fraudes em benefícios do INSS. As investigações apontam desvios de até R$ 6,3 bilhões, decorrentes de descontos mensais indevidos nos contracheques de aposentados e pensionistas.
Em Campo Grande (MS), foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, com a apreensão de HDs, notebooks, celulares e documentos. A ação faz parte de uma ofensiva nacional, com 211 mandados executados em 13 estados e no Distrito Federal, abrangendo 34 municípios.
Alagoas
Amazonas
Ceará
Goiás
Maranhão
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Pernambuco
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
São Paulo
Sergipe
Distrito Federal
Segundo a CGU, as entidades envolvidas falsificavam assinaturas e associavam aposentados e pensionistas sem consentimento, aplicando descontos mensais em seus benefícios como se houvesse vínculo com associações ou sindicatos.
De acordo com o levantamento:
97% dos aposentados entrevistados negaram ter autorizado os descontos;
72% das entidades não entregaram ao INSS a documentação obrigatória;
Houve a omissão de provas e falsificação de assinaturas para sustentar os débitos.
Além de valores em espécie, em outros estados foram apreendidos carros de luxo, joias e obras de arte.
Aposentados e pensionistas prejudicados podem verificar e cancelar os descontos pelo:
Site ou aplicativo Meu INSS
Serviços: "Mensalidade Associativa", "Exclusão de mensalidade de associação ou sindicato" e "Bloqueio de mensalidade associativa"
Central 135 (ligação gratuita)
Contato direto com as entidades associativas
A operação também resultou no afastamento do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, como parte das medidas cautelares da investigação, que segue em sigilo. A CGU e a PF apontam indícios de negligência institucional e omissão na fiscalização dos descontos autorizados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
SkyWest ameaça adiar entregas da Embraer se tarifa de 50% de Trump for mantida
Leia Mais
INSS notifica 1 milhão de aposentados por WhatsApp sobre direito à devolução de descontos indevidos
Leia Mais
Militar admite autoria de documento que previa prisão de ministros do STF e diz que era simulação da inteligência do Exército
Leia Mais
Flávio Bolsonaro diz que Lula inviabiliza negociação com Trump e minimiza fala de Eduardo sobre sanções a Motta e Alcolumbre
Municípios