Interior / Jardim
Jardim decreta situação de emergência por 60 dias após temporal com 200 mm de chuva
Decreto permite dispensa de licitação para obras e atende famílias desalojadas; ruas e pontes foram danificadas pela enxurrada
19/04/2025
16:30
DA REDAÇÃO
Ponte de madeira danificada na zona rural de Jardim. (Foto: Direto das Ruas)
A cidade de Jardim, no interior de Mato Grosso do Sul, decretou situação de emergência por 60 dias após ser atingida por um forte temporal na sexta-feira (18). A medida foi anunciada pelo prefeito Juliano da Cunha Miranda (PSDB) e tem efeito retroativo ao dia do desastre climático.
Segundo a administração municipal, em apenas duas horas foram registrados 200 milímetros de chuva, o que superou a média histórica da região. O volume extremo causou estragos significativos tanto na área urbana quanto na zona rural, com destaque para:
Pontes danificadas
Casas e muros atingidos por queda de árvores
Valetas profundas em ruas sem asfalto
Estradas interditadas, incluindo dois trechos da BR-267 com destino a Porto Murtinho, que estão sob risco de desmoronamento
“As ruas da cidade acabaram, várias valetas nas vias sem asfalto. Os estragos foram provocados pela enxurrada, não pelo Rio Miranda, que apesar de cheio, não alagou bairros”, explicou o prefeito Juliano Miranda.
Com a publicação do Decreto Municipal nº 076/2025, a prefeitura pode dispensar licitação para contratar obras emergenciais e adquirir materiais, permitindo ações mais rápidas na contenção de danos e na assistência à população.
Famílias desalojadas foram acolhidas em um centro de múltiplo uso, pertencente à administração pública.
Apesar da gravidade dos estragos, o município voltou a registrar pancadas de chuva neste sábado (19), o que mantém o alerta para novas ocorrências de alagamentos e deslizamentos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Reeleição de Eduardo Riedel pauta primeiro encontro do Progressistas em Campo Grande
Leia Mais
Bolsonaro sinaliza apoio a Tarcísio em 2026, mas condiciona candidatura à presença de Michelle como vice
Leia Mais
Proposta do governo retira exigência de autoescola para tirar CNH e pode reduzir custo em até 80%
Leia Mais
Casos suspeitos de intoxicação por metanol chegam a 127 no Brasil; 11 estão confirmados
Municípios