Política / Agro
Rodolfo Nogueira estreia na presidência da Comissão de Agricultura e aprova mais de 50 itens em primeira reunião
Deputado sul-mato-grossense conduziu votação que incluiu convocação de ministros, propostas sobre impostos e agenda no agro
09/04/2025
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Na manhã desta quarta-feira (9), o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) assumiu com força total a presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados. Na primeira reunião sob sua liderança, foram aprovados mais de 50 itens da pauta, incluindo requerimentos, convocações, projetos de lei e moções.
“Pegamos uma pauta cheia, com temas importantes para o agro, e conseguimos avançar com eficiência. É um compromisso com o setor que move o país”, afirmou o parlamentar.
Convocação da ministra Marina Silva (Meio Ambiente), para prestar esclarecimentos sobre a construção de uma estrada em Belém (PA) com vistas à recepção da COP 30.
Convite ao ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) para debater o movimento “Abril Vermelho”, ligado a invasões de terras.
Requerimento de autoria de Rodolfo Nogueira ao ministro Fernando Haddad, solicitando a redução de impostos federais sobre combustíveis, visando diminuir custos logísticos e baratear os alimentos.
Aprovado o Projeto de Lei relatado por Nogueira, que cria o Passaporte Equestre, documento único que substitui a GTA, nota fiscal e exames, facilitando o trânsito de cavalos entre propriedades e eventos agropecuários.
Aprovadas visitas da Comissão à Expoagro (Dourados-MS) e à Norte Show (Sinop-MT), que contará com a presença confirmada do ex-presidente Jair Bolsonaro e do deputado Nikolas Ferreira.
Aprovada moção de reconhecimento à equipe técnica da Câmara que atuou na CAPADR em 2024.
Criada ainda no período imperial, a Comissão de Agricultura tem atuação voltada para:
Política agrícola e abastecimento
Pesca e aquicultura
Questões fundiárias e de reforma agrária
Justiça e direito agrário
As reuniões são realizadas todas as quartas-feiras, às 10h, e compõem uma das frentes mais estratégicas do Parlamento para o setor do agronegócio.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Idas de Bolsonaro ao hospital após prisão não geram grandes manifestações de apoiadores
Leia Mais
Vaticano teria tentado mediar asilo de Nicolás Maduro na Rússia antes da operação dos EUA
Leia Mais
Presidente da Câmara não convoca sessão para barrar reajuste do IPTU e tensão aumenta em Campo Grande
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande prorroga vencimento da primeira parcela do IPTU 2026
Municípios