Política / Agro
Rodolfo Nogueira estreia na presidência da Comissão de Agricultura e aprova mais de 50 itens em primeira reunião
Deputado sul-mato-grossense conduziu votação que incluiu convocação de ministros, propostas sobre impostos e agenda no agro
09/04/2025
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Na manhã desta quarta-feira (9), o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) assumiu com força total a presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados. Na primeira reunião sob sua liderança, foram aprovados mais de 50 itens da pauta, incluindo requerimentos, convocações, projetos de lei e moções.
“Pegamos uma pauta cheia, com temas importantes para o agro, e conseguimos avançar com eficiência. É um compromisso com o setor que move o país”, afirmou o parlamentar.
Convocação da ministra Marina Silva (Meio Ambiente), para prestar esclarecimentos sobre a construção de uma estrada em Belém (PA) com vistas à recepção da COP 30.
Convite ao ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) para debater o movimento “Abril Vermelho”, ligado a invasões de terras.
Requerimento de autoria de Rodolfo Nogueira ao ministro Fernando Haddad, solicitando a redução de impostos federais sobre combustíveis, visando diminuir custos logísticos e baratear os alimentos.
Aprovado o Projeto de Lei relatado por Nogueira, que cria o Passaporte Equestre, documento único que substitui a GTA, nota fiscal e exames, facilitando o trânsito de cavalos entre propriedades e eventos agropecuários.
Aprovadas visitas da Comissão à Expoagro (Dourados-MS) e à Norte Show (Sinop-MT), que contará com a presença confirmada do ex-presidente Jair Bolsonaro e do deputado Nikolas Ferreira.
Aprovada moção de reconhecimento à equipe técnica da Câmara que atuou na CAPADR em 2024.
Criada ainda no período imperial, a Comissão de Agricultura tem atuação voltada para:
Política agrícola e abastecimento
Pesca e aquicultura
Questões fundiárias e de reforma agrária
Justiça e direito agrário
As reuniões são realizadas todas as quartas-feiras, às 10h, e compõem uma das frentes mais estratégicas do Parlamento para o setor do agronegócio.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dourados solta 2,5 toneladas de peixes para torneio na Festa da Páscoa
Leia Mais
Gianni Nogueira leva à Secretaria de Cidadania proposta de centro de empreendedorismo para mulheres indígenas
Leia Mais
Comércio de Campo Grande fecha na Sexta-feira Santa, mas pode funcionar no feriado de Tiradentes
Leia Mais
Ponte de 2,5 km que liga MS a SP recebe obras de reforço estrutural com 70% concluídos
Municípios