Interior / Nova Andradina
Justiça cassa mandato do prefeito de Nova Andradina por uso de fake news nas eleições
Decisão da juíza eleitoral também declara inelegibilidade por 8 anos; prefeito nega abuso e promete recorrer
07/04/2025
15:45
DA REDAÇÃO
Prefeito e vice de Nova Andradina tiveram os diplomas cassados pela Justiça Eleitoral - Foto: Reprodução / Instagram
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul cassou os mandatos do prefeito de Nova Andradina, Leandro Ferreira Luiz Fedossi (PSDB), conhecido como Dr. Leandro, e do vice-prefeito Arion Aislan de Souza (PL), por abuso dos meios de comunicação nas eleições municipais de 2024. A decisão, proferida pela juíza Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira, da 5ª Zona Eleitoral, também declarou inelegíveis por oito anos todos os réus envolvidos na ação, movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
Segundo a sentença, os réus participaram de campanha articulada com uso de fake news e conteúdos desinformativos para favorecer a candidatura de Dr. Leandro e prejudicar a adversária, Dione Hashioka. Foram utilizadas páginas com grande alcance nas redes sociais e sites de notícias locais para divulgar conteúdos manipulados, com coordenação direta entre os réus, incluindo donos de portais e membros da campanha.
Entre os condenados estão:
Murilo Cesar Carneiro da Silva
Sandro de Almeida Araújo
Jeferson Souza dos Santos
Hernandes Ortiz
Hernandes Ortiz Júnior
Bruno Henrique Seleguim
A magistrada destacou que houve um verdadeiro “modus operandi” para manipular a opinião pública, com repercussão direta sobre o resultado eleitoral, decidido por uma margem de pouco mais de 500 votos entre os dois principais candidatos.
"A atuação conjunta dos réus caracterizou utilização consciente e orquestrada dos meios digitais para influenciar o eleitorado e desequilibrar a lisura do processo eleitoral", destacou a juíza.
Cassação dos diplomas de prefeito e vice-prefeito
Inelegibilidade por 8 anos para todos os envolvidos
Comprovação do uso abusivo dos meios de comunicação
Rejeição das alegações de abuso do poder político e econômico, por falta de provas
Em nota oficial, o prefeito Dr. Leandro negou o abuso e afirmou que irá recorrer da decisão às instâncias superiores. Ele declarou confiança na Justiça e reafirmou que a vitória eleitoral foi legítima, com apoio popular e votação democrática.
"Seguiremos firmes na condução da nossa cidade, com responsabilidade, ética e compromisso com cada cidadão", declarou o prefeito em nota.
"Venho, por meio desta, me manifestar a respeito da decisão da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul, que cassou o meu diploma e do nosso vice-prefeito Arion Aislan de Souza.
Recebemos a decisão com serenidade e reafirmamos nosso absoluto respeito à Justiça. No entanto, confiamos que, nos recursos que apresentaremos às instâncias superiores, a verdade dos fatos será reconhecida e a vontade popular será respeitada. Fomos eleitos democraticamente, com cerca de 600 votos de diferença, em uma escolha consciente da população de Nova Andradina, que confiou em nosso trabalho e em nosso projeto de gestão para o município.
Seguiremos firmes na condução da nossa cidade, com responsabilidade, ética e compromisso com cada cidadão. Continuaremos trabalhando incansavelmente até que todas as questões sejam devidamente esclarecidas e a Justiça reconheça a legitimidade da nossa vitória nas eleições.
Agradecemos a todos pela confiança e pelo apoio. Nova Andradina pode ter a certeza de que seguiremos firmes, com o olhar no presente e o compromisso inabalável de construir um futuro ainda melhor para nossa gente.
Dr. Leandro Ferreira Luiz Fedossi
Prefeito de Nova Andradina"
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Campo Grande oferece 2.926 vagas de emprego nesta terça-feira (8)
Leia Mais
Bolsonaro endossa críticas de Malafaia a generais e diz que fala do pastor contém "verdades"
Leia Mais
Quadro de Preta Gil é estável após transferência em UTI aérea para São Paulo
Leia Mais
Drive-thru da gripe imuniza 3.730 pessoas em cinco dias em Campo Grande
Municípios