Saúde
Mato Grosso do Sul amplia atuação do Mais Médicos para reforçar atendimento em áreas vulneráveis
Novo edital prevê a contratação de 19 profissionais no Estado; 63 municípios já contam com cobertura do programa federal
25/03/2025
10:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Governo de Mato Grosso do Sul ampliou sua participação no programa federal Mais Médicos, com o objetivo de reforçar o atendimento na atenção primária à saúde, especialmente em regiões com alta e muito alta vulnerabilidade socioeconômica. A partir de abril, um novo médico formado no exterior, que está em fase final do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), passará a atuar no Estado.
Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 370 vagas ativas, das quais 341 estão preenchidas, com profissionais distribuídos em 63 municípios, beneficiando aproximadamente 789,7 mil pessoas. Entre os profissionais, 20 atuam em áreas de alta vulnerabilidade, e seis em localidades classificadas como de muito alta vulnerabilidade.
Em 2025, o Estado foi contemplado no primeiro edital do programa Mais Médicos, lançado pelo Ministério da Saúde em março. No total, o edital prevê a contratação de 2.279 médicos em todo o país, sendo 19 vagas destinadas a Mato Grosso do Sul.
Os profissionais selecionados vão atuar em equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), oferecendo atendimento direto à população e encaminhamentos para especialistas, quando necessário.
16 municípios do MS receberão médicos imediatamente
47 municípios compõem o cadastro reserva
As gestões municipais interessadas tiveram até o dia 24 de março para formalizar adesão ao programa via sistema e-Gestor. O resultado final do edital será divulgado em 8 de abril.
Desde 2022, o número de médicos vinculados ao programa Mais Médicos dobrou em todo o Brasil, passando de 13,1 mil para 26 mil profissionais em atividade. A iniciativa atualmente beneficia mais de 66 milhões de brasileiros, com foco em comunidades carentes e regiões remotas com escassez de profissionais da saúde.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PGR defende monitoramento policial extra para Bolsonaro
Leia Mais
Prefeitura de Anaurilândia inicia regularização fundiária do núcleo urbano Paraíso
Leia Mais
Motiva Pantanal registra mais de 1,3 milhão de atendimentos e reforça papel humano na BR-163/MS
Leia Mais
Transparência Internacional chama de “aberração” sanção da Lei Magnitsky contra Moraes
Municípios