SENAR-MS
De hobby a negócio: Marielza transforma a vida com costura e apoio do Senar/MS
Artesã supera resistência inicial, cria o próprio ateliê e conquista independência financeira com capacitação gratuita
21/03/2025
10:15
SENAR
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A costura não estava nos planos de Marielza Ivo Aureliano, mas acabou se tornando o caminho para a realização pessoal e profissional. Moradora de Mato Grosso do Sul, ela encontrou no curso de Corte e Costura do Senar/MS uma nova perspectiva de vida. Antes dedicada apenas ao crochê e ao bordado, descobriu na produção de bolsas e necessaires uma oportunidade de renda e crescimento.
“Desde que comecei a costurar, eu consegui muita coisa. Comprei moto, minhas máquinas... praticamente tudo que eu tenho no meu ateliê veio da minha produção”, conta Marielza, com orgulho.
A trajetória da artesã é destaque no projeto #TransformandoVidas, divulgado nesta sexta-feira (21) pelo Sistema Famasul.
Apesar de ter crescido em uma família de costureiras, Marielza evitava a atividade. “Sempre via minha mãe passando raiva com cliente. Não queria aprender”, relembra. Mas a necessidade de aumentar a renda familiar a levou a reconsiderar a profissão.
O curso oferecido pelo Senar/MS mostrou que a costura ia além de fazer roupas: era possível criar acessórios exclusivos e funcionais. “Achei que não conseguiria fazer nem duas peças... no fim, fiz oito! Me admirei e me superei”, relata.
Com a renda conquistada, Marielza montou seu próprio ateliê e batizou o negócio de "Fazendo Arte". O nome surgiu de uma fala espontânea da mãe, ao ver uma de suas primeiras peças prontas: “Mas você já está fazendo arte? Isso aí é arte. Quem costura, produz arte.”
Hoje, ela vende suas peças e atende sob encomenda, com uma clientela que valoriza seu talento e dedicação.
O curso que transformou a vida de Marielza faz parte dos programas Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) do Senar/MS, que capacitam produtores e suas famílias em diversas áreas, promovendo geração de renda e inclusão produtiva.
Em 2024, mais de 5 mil pessoas participaram de cursos no segmento de artesanato, em mais de 500 eventos realizados em todo o estado.
“A costura virou minha paixão. Eu agradeço ao Senar por me dar a oportunidade de enxergar essa habilidade que estava escondida”, afirma Marielza.
Todas as sextas-feiras, o Sistema Famasul divulga histórias reais de pessoas impactadas pelas ações do Senar/MS. Os relatos mostram como a educação no campo e a qualificação profissional podem transformar realidades. As reportagens estão disponíveis no site da Famasul e no canal do YouTube da instituição.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hospital de Câncer Alfredo Abrão recebe investimento de R$ 9,1 milhões para novo Acelerador Linear
Leia Mais
Anatel proíbe uso da internet via satélite da Starlink em celulares no Brasil
Leia Mais
Angélica terá 65 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida Rural
Leia Mais
Mais de 8 mil mulheres pediram ajuda em MS, mas apenas 1 em cada 10 teve proteção garantida
Municípios