MUNDO
Após bate-boca entre Trump e Zelensky, EUA e Ucrânia não assinam acordo sobre terras raras
Casa Branca afirma que negociação não está descartada, mas aguarda postura mais "construtiva" da Ucrânia
28/02/2025
15:54
G1
DA REDAÇÃO
Após troca de farpas com Trump, Zelensky sai da Casa Branca
A tensão entre os líderes de Estados Unidos e Ucrânia resultou no cancelamento da assinatura do acordo sobre a exploração de terras raras ucranianas, que estava prevista para esta sexta-feira (28). Durante uma reunião acalorada na Casa Branca, o presidente Donald Trump e o líder ucraniano Volodymyr Zelensky discutiram publicamente, levando ao impasse nas negociações.
✔ O acordo daria aos EUA o direito de explorar minerais valiosos na Ucrânia, incluindo manganês, urânio, titânio, lítio e gás natural.
✔ Trump via a exploração como uma forma da Ucrânia retribuir o apoio financeiro recebido dos americanos durante a guerra contra a Rússia.
✔ A Ucrânia, por sua vez, esperava garantias de segurança militar em troca da concessão dos recursos.
📢 "Vamos aguardar até que a Ucrânia esteja pronta para uma conversa construtiva", declarou a Casa Branca, sem descartar totalmente o acordo.
O impasse diplomático ficou evidente quando Trump pressionou Zelensky a aceitar um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia, iniciada em 2022 após a invasão russa.
📌 O que aconteceu?
✔ Durante a reunião no Salão Oval, Zelensky chamou Putin de "assassino", demonstrando desconfiança sobre um acordo de paz negociado entre EUA e Rússia.
✔ O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, tentou interromper o debate, chamando a fala do ucraniano de "desrespeitosa".
✔ Trump elevou o tom e acusou Zelensky de "apostar com a vida de milhões de pessoas", insinuando que os EUA poderiam retirar seu apoio à Ucrânia caso um acordo de paz não fosse aceito.
✔ "Ou vocês fazem um acordo, ou estamos fora. Se estivermos fora, vocês terão que lutar sozinhos", disparou Trump.
📢 "Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial e sendo desrespeitoso com um país que te ajudou muito mais do que deveria", afirmou Trump a Zelensky.
✔ O encontro, que durou apenas 45 minutos, terminou com o cancelamento de uma entrevista coletiva que ocorreria em seguida.
✔ Após a reunião, Trump publicou no TruthSocial que Zelensky desrespeitou os EUA no Salão Oval e que só poderá voltar a Washington quando estiver "pronto para a paz".
✔ Com isso, a Ucrânia fica ainda mais isolada diplomaticamente, enquanto Trump fortalece sua reaproximação com Putin.
✔ A Ucrânia deve buscar novos aliados para compensar a crise na relação com os EUA.
✔ A Europa pode ganhar um papel maior nas negociações sobre a guerra.
✔ Trump segue pressionando para um acordo com Putin, deixando Zelensky em uma posição delicada.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"Ela pediu ajuda": Vizinhos ouviram gritos antes do feminicídio de Giseli Oliskowiski
Leia Mais
Carnaval de Três Lagoas 2025 terá segurança reforçada com tecnologia de ponta
Leia Mais
Corpo de pescador desaparecido é encontrado no Rio Pardo, em Bataguassu
Leia Mais
Juventude transviada no Carnaval
Municípios