DEFENSORIA PÚBLICA
Defensores públicos escolhem novo representante-geral em eleição em fevereiro
Eleição eletrônica em Mato Grosso do Sul definirá lista tríplice para indicação do governador
20/01/2025
18:35
DA REDAÇÃO
Defensoria Pública de MS (Divulgação DPGE-MS)
Os membros da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul irão eleger o novo defensor(a) público-geral no dia 14 de fevereiro de 2025. O novo representante cumprirá mandato até março de 2027. A eleição para o cargo segue edital publicado nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial, e as inscrições para candidaturas podem ser realizadas até 29 de janeiro.
Conforme o edital, podem se candidatar membros estáveis da Defensoria Pública, ou seja, defensores efetivos que já passaram pelos três anos de estágio probatório e tenham, no mínimo, 35 anos. Os requerimentos de inscrição devem ser feitos pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
A votação será eletrônica e secreta, acontecendo das 12h às 17h, horário de Mato Grosso do Sul, no dia 14 de fevereiro. Defensoras e defensores públicos de todas as comarcas do estado são obrigados a votar. Os profissionais receberão, em seus e-mails institucionais, links de votação juntamente com login e senha necessários para acessar o sistema. Cada membro deve votar em dois ou três candidatos.
Os três candidatos mais votados formarão a lista tríplice, que será publicada no Diário Oficial do Estado e encaminhada ao governador de Mato Grosso do Sul. A tradicional prática é que o chefe do Executivo estadual escolha, dentre os nomes da lista tríplice, o candidato mais votado para assumir o cargo de defensor público-geral. Caso a nomeação não ocorra nos quinze dias seguintes ao recebimento da lista pelo governador, o Conselho Superior da Defensoria Pública investirá automaticamente no cargo o candidato mais votado.
Historicamente, os governantes têm respeitado os resultados das votações, nomeando os candidatos mais votados em cada eleição para defender os interesses da população.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
TSE marca julgamento que pode cassar mandato do governador Cláudio Castro
Leia Mais
Câmara realiza audiência pública sobre descarte do lixo em Campo Grande
Leia Mais
Pesquisa Quaest: aprovação de Cláudio Castro sobe a 53% após megaoperação no Rio
Leia Mais
Com segurança pública, direita tenta retomar protagonismo para enfrentar Lula em 2026
Municípios