POLÍTICA
Projeto de Rodolfo Nogueira que traz segurança jurídica no campo é aprovado em comissão
Proposta visa proteger propriedades produtivas de desapropriação para reforma agrária
13/11/2024
17:00
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Projeto de Lei nº 2.502, de 2024, de autoria do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), foi aprovado na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), na manhã desta quarta-feira (13). A proposta proíbe que propriedades rurais produtivas sejam desapropriadas para fins de reforma agrária.
O texto altera a Lei nº 8.629, de 25 de fevereiro de 1993, para tornar a propriedade produtiva absolutamente insuscetível de desapropriação para fins de reforma agrária e para aprimorar a regulamentação dos critérios de produtividade.
O parlamentar, autor da proposta, deixa clara sua preocupação com a proteção da propriedade privada, definindo-a como pilar fundamental para a prosperidade econômica e a manutenção de uma sociedade justa.
“Produtores rurais estão sendo penalizados com interpretações subjetivas sobre a função social da propriedade, e casos fortuitos ou de força maior não estão sendo considerados quando da aplicação dos dispositivos legais relacionados à desapropriação pelo não atendimento do Grau de Utilização da Terra (GUT) e do Grau de Eficiência da Exploração (GEE)”, explicou Nogueira.
A proposta foi aprovada na CAPADR e tramita em regime ordinário, sem anexos. Em seguida, seguirá para ser apreciada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Juliana Oliveira acusa SBT de omissão e diz que era trancada no banheiro para evitar contato com Otávio Mesquita
Leia Mais
Moraes cobra explicações da Espanha após recusa em extraditar bolsonarista Oswaldo Eustáquio
Leia Mais
Dudu Camargo vira réu por importunação sexual contra Simony durante transmissão ao vivo
Leia Mais
Professora tem pulmão e útero perfurados por ex-marido em ataque brutal em São Gabriel do Oeste
Municípios