CONFERÊNCIA
Ministra Simone Tebet participa de conferência sobre Rota Bioceânica em evento da UFMS aberto ao público
Encontro faz parte da 4ª Semana de Educação e Formação Docente da UFMS e abordará impactos e potencialidades da Rota Bioceânica para a educação e pesquisa.
07/11/2024
08:20
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
Nesta sexta-feira (8), a partir das 9h, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participará da conferência intitulada “Rota Bioceânica: possibilidades, interesses e potencialidades para a cooperação nas práticas propostas”. O evento ocorrerá no auditório 2 do Complexo Multiuso 1 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e contará com a presença de representantes da Argentina, Chile e Paraguai, além de membros da UFMS. A mediação será feita pela professora Maurinice Evaristo Wenceslau, da Faculdade de Educação (Faed).
A conferência integra a programação da 4ª Semana de Educação e Formação Docente da Faed e do The Bioceanic Educative Agenda: Education and Research Summit, cujo tema é “Ensino, Pesquisa e Extensão imersos na Rota Bioceânica”. O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados podem se inscrever pelo site https://faed.ufms.br/4a-semana-docente/.
Segundo Milene Bartolomei Silva, diretora da Faed, o objetivo do evento é não só dar visibilidade à produção científica, mas também fomentar discussões sobre os impactos e as oportunidades que a Rota Bioceânica proporcionará à educação. “A Rota vai além da logística e comércio, influenciando diretamente a formação acadêmica e profissional. Ao conectar diversos países e culturas, ela cria novas demandas de ensino, pesquisa e extensão, desde o domínio de línguas estrangeiras até o desenvolvimento de competências interculturais e novas áreas de pesquisa. Educadores precisam estar atentos às transformações que a Rota trará, para preparar os alunos para essa realidade globalizada, oferecendo uma educação que dialogue com os desafios e oportunidades desse cenário”, destacou Milene.
A professora Fabiany de Cássia Tavares Silva, da Faed e integrante da comissão organizadora, complementa: “É uma discussão necessária sobre o que a Rota representará para a diversidade cultural, as desigualdades econômicas e as diferenças. Vamos colocar o tripé para pensar-se neste recorte, Bioceânica Educativa, desde a formação, passando por pesquisas e alcançando outras interlocuções com a sociedade.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Diplomação dos vereadores eleitos em Campo Grande será realizada em 18 de dezembro
Leia Mais
Deputado Rinaldo propõe Dia Estadual dos Legendários em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Eleitores que não votaram no 1º turno têm até quinta-feira para justificar ausência
Leia Mais
+Milionária desta quarta-feira pode pagar R$ 27 milhões
Municípios