FENÔMENO
Superlua ilumina a noite desta quinta-feira em todo Mato Grosso do Sul
O fenômeno natural promete encantar os moradores do estado, com a lua cheia em sua fase mais próxima da Terra neste ano.
16/10/2024
18:55
DA REDAÇÃO
Superlua registrada no céu de Campo Grande em 2021 (Foto: Henrique Kawaminami)
Nesta quinta-feira (17), o céu de Mato Grosso do Sul será palco de mais uma superlua, fenômeno em que a lua cheia aparenta ser maior e mais brilhante do que o normal. Segundo informações do Observatório Nacional, o fenômeno ocorre quando a Lua atinge o perigeu, o ponto mais próximo de sua órbita em relação à Terra.
A superlua acontece quando a lua cheia coincide com o momento em que a Lua está no perigeu, o que faz com que ela pareça até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está em sua posição mais distante, conhecida como apogeu. Neste dia, a Lua estará a cerca de 357.364 quilômetros de distância da Terra, enquanto a distância média é de aproximadamente 384.400 quilômetros.
O termo "superlua" não possui uma base científica e foi criado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, para descrever uma lua cheia que ocorre no perigeu ou a 90% da proximidade máxima da Lua com a Terra. Apesar de ser um termo popular, há divergências sobre sua definição entre as instituições astronômicas, conforme explica a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.
De acordo com a Dra. Josina, o fenômeno será visível em todas as regiões do estado e do país, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis, como um céu limpo e sem nuvens. “Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante que o normal. O fenômeno será visível em todas as regiões do mundo, desde que o tempo esteja favorável”, destaca a astrônoma.
A superlua deste dia 17 de outubro será a segunda de 2024, sendo também a mais próxima da Terra neste ano. A primeira superlua de 2024 ocorreu em 19 de agosto, quando a Lua estava a 361.900 quilômetros de distância. A próxima e última superlua do ano está prevista para 15 de novembro, com a Lua a 361.867 quilômetros da Terra.
Durante a superlua, a lua cheia surge no horizonte a leste, quando o Sol se põe a oeste, e permanece visível durante toda a noite até desaparecer no horizonte oeste, ao nascer do Sol a leste. Este alinhamento perfeito entre o Sol, a Terra e a Lua é o que permite que a face visível da Lua esteja 100% iluminada, proporcionando um espetáculo noturno aos observadores.
Para aqueles que desejam aproveitar o evento, é recomendado buscar locais com pouca poluição luminosa, como áreas mais afastadas dos centros urbanos. Além disso, o uso de binóculos ou um telescópio pode melhorar a experiência de observação, revelando detalhes da superfície lunar. A observação a olho nu também é possível e proporciona um momento único de conexão com a natureza.
Serviço: A superlua estará visível em todo o estado na noite de quinta-feira (17), desde que o céu esteja limpo. O melhor horário para observação é durante o início da noite, quando a Lua surge no horizonte leste e pode ser vista em toda sua plenitude.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lady Gaga emociona 2,1 milhões em show histórico na Praia de Copacabana
Leia Mais
Perícia em celulares reforça indícios de venda de sentenças no TJMS, aponta PF
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 20 milhões
Leia Mais
Janja cumpre agenda cultural e educacional na Rússia antes da chegada de Lula
Municípios