POLÍTICA
Zé Teixeira destaca a importância do diagnóstico precoce no Outubro Rosa
Deputado ressalta a relevância da conscientização e ações preventivas contra o câncer de mama e colo do útero no Mato Grosso do Sul
07/10/2024
18:55
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Outubro é mundialmente conhecido como o mês de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e outras doenças que afetam as mulheres. No Mato Grosso do Sul, a campanha do Outubro Rosa foi instituída pela lei de autoria do deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), que atua como 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa. O objetivo da lei é promover ações que incentivem a prevenção e cuidados com a saúde da mulher. "O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura, e essa é uma das razões pela qual propusemos essa lei", afirma o deputado.
A lei também visa a integração de órgãos públicos e privados para ampliar a rede de atendimento e prevenção. "A ideia é que possamos unir esforços para realizar ações conjuntas que beneficiem a comunidade", explica Zé Teixeira, destacando ainda o apoio das co-autoras da legislação, deputada Mara Caseiro (PSDB) e ex-deputada Dione Hashioka.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil, com uma estimativa de 73.610 novos casos por ano no triênio de 2023-2025. No Mato Grosso do Sul, a previsão é de 910 novos casos anuais até 2025. O deputado Zé Teixeira faz um alerta para que as mulheres não deixem de realizar os exames preventivos: "Não tenham medo. Busquem atendimento médico e façam seus exames regularmente", reforça.
O relato de superação da funcionária pública Mychelle Moraes, que foi diagnosticada com câncer de mama aos 31 anos, exemplifica a importância do diagnóstico precoce e de um tratamento eficaz. Mychelle detectou um nódulo na mama enquanto amamentava sua filha caçula. Após exames, foi diagnosticada com carcinoma invasivo e enfrentou uma longa jornada de tratamento, que incluiu cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Ela destaca a importância de estar atenta aos sinais do corpo: "As chances de cura aumentam com o diagnóstico precoce. É fundamental que as mulheres prestem atenção aos sinais e procurem ajuda médica o quanto antes", aconselha.
Além do câncer de mama, a campanha do Outubro Rosa também enfatiza a prevenção do câncer do colo do útero, que é a terceira neoplasia mais comum entre as mulheres no Brasil. A principal forma de prevenção é a vacinação contra o HPV, além do exame citopatológico regular. A prática de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, exercícios físicos e amamentação, também contribuem para a redução dos riscos.
No Brasil, o movimento Outubro Rosa teve início nos anos 90, e no Mato Grosso do Sul, além das ações legislativas, a Assembleia Legislativa promove campanhas internas, como arrecadação de lenços e atendimento às servidoras.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Receita Federal já recebeu mais de 8 milhões de declarações do Imposto de Renda 2025
Leia Mais
Mulher é presa com faca em punho ao ameaçar companheiro durante briga em Campo Grande
Leia Mais
Justiça mantém chapa única nas eleições de Paranhos após rejeitar recurso do PT
Leia Mais
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 60 milhões neste sábado
Municípios