ELEIÇÕES 2024
Fuga do calor e plantões de trabalho fazem eleitores madrugarem nas filas de votação em Campo Grande
Eleição em Mato Grosso do Sul tem votação das 7h às 16h neste domingo
06/10/2024
06:55
CGN
DA REDAÇÃO
Santinhos de políticos jogados em frente a local de votação no Jardim Botafogo. (Foto: Henrique Kawaminami)
A votação para as eleições municipais deste domingo (6) em Mato Grosso do Sul começa oficialmente às 7h, mas muitos eleitores já madrugaram nas filas. Desde as 5h40, a escola municipal Luiz Cavallon, localizada no Jardim Botafogo, em Campo Grande, já recebia eleitores ansiosos para votar. Os motivos variam entre a tentativa de evitar o forte calor, já que a máxima prevista para a capital é de 38ºC, e compromissos de trabalho, como plantões.
Votando cedo para fugir do calor
A primeira da fila foi Maria Aparecida Melo Souza, de 55 anos, que trabalha na manutenção da própria escola onde vota. Maria contou que prefere chegar cedo para evitar o calor extremo. "A escola é muito movimentada. Na última eleição, cheguei às 6h30 e a fila já estava dobrando o quarteirão. O bom de votar cedo é que a gente fica com o domingo livre, tranquila para preparar o almoço", comentou.
Plantão de trabalho antecipou voto
Outro eleitor, Edmilson Chaves Paz, de 49 anos, trabalha como vigilante e precisou chegar cedo para garantir seu voto antes de iniciar o plantão, que vai até as 18h30, após o fechamento das urnas. "Se não viesse agora cedo, não ia conseguir votar", explicou Edmilson, que chegou por volta das 6h. Nesse horário, a fila já contava com cerca de 15 pessoas.
Movimentação dos mesários e infração eleitoral
Dentro da escola, a movimentação dos mesários era intensa nos preparativos para a abertura das seções. No lado de fora, havia muitos santinhos de candidatos espalhados pelas ruas, o que configura crime eleitoral e deve ser investigado.
Em Mato Grosso do Sul, o horário de votação vai das 7h às 16h. Os eleitores vão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Morre José Mujica aos 89 anos: ex-presidente do Uruguai foi símbolo da esquerda, da simplicidade e da resistência
Leia Mais
Caravina cobra explicações sobre atraso no concurso da Polícia Civil de MS
Leia Mais
Janja causa constrangimento em reunião com Xi Jinping ao criticar TikTok durante missão oficial à China
Leia Mais
Proposta de mudança no regimento gera embate entre Landmark e presidente da CPI do Transporte em Campo Grande
Municípios