Campo Grande (MS), Domingo, 13 de Outubro de 2024

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

Vereadores aprovam criação de alerta para desaparecimento de crianças em Campo Grande

Sessão também aprovou mais seis propostas, incluindo novas homenagens e programas sociais

10/09/2024

12:55

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Na sessão desta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, em primeira votação, o projeto de lei nº 11.340/24, que estabelece um sistema de alerta para desaparecimento de crianças e adolescentes na Capital. A iniciativa, de autoria do vereador Alirio Villassanti (União), visa aumentar a rapidez e eficiência na localização de menores desaparecidos, complementando as diretrizes já previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O sistema de alerta será ativado imediatamente após o registro de um desaparecimento, com a divulgação rápida de informações à população. O vereador Alirio destacou que o projeto foi inspirado por casos recentes, como o desaparecimento de uma adolescente de 13 anos que mobilizou a comunidade. “Queremos garantir que mobilizações rápidas sejam feitas de forma coordenada e eficiente”, afirmou.

Dados apresentados mostram que, entre 2021 e 2023, Campo Grande registrou mais de 300 casos de desaparecimento de crianças e adolescentes. Em 2021, foram 110 casos, com 72 localizados; em 2022, 104 desaparecimentos, com 59 localizados; e em 2023, 102 casos, com 52 localizados.

Outras aprovações

Além do sistema de alerta, mais seis propostas foram aprovadas durante a sessão:

  • Medalha Dr. Arlindo de Andrade Gomes: Concedida a Readir de Andrade, por serviços prestados à comunidade, por iniciativa do vereador Ronilço Guerreiro (Podemos).
  • Medalha Destaques da Década de Reconhecimento – Juvêncio César da Fonseca: Outorgada ao Dr. Luiz Antônio Monteiro Simões pelo vereador Carlos Augusto Borges (Carlão), em reconhecimento às contribuições para a cidade.
  • Alteração da Lei n. 7.218/24: Aprovada para redirecionar recursos do Fundo de Investimentos Sociais a novas entidades, proposta pela Mesa Diretora da Câmara.
  • Denominação de Praça Rosa Alves dos Santos: O vereador Jamal Salem (MDB) propôs a denominação de uma área pública no Jardim Sol Poente, em homenagem à moradora local.
  • Programa Feira da Mulher do Campo: O projeto de lei nº 11.009/23, do vereador Victor Rocha (PSDB), foi aprovado em primeira discussão, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino no setor rural.
  • Semana Municipal de Conscientização e Defesa da Promoção da Educação Inclusiva à Pessoa com Deficiência: Proposta pelo vereador Juari Lopes (PSDB), a ação será realizada anualmente na segunda semana de abril, para sensibilizar a população sobre a educação inclusiva.

Essas aprovações reforçam o compromisso da Câmara em promover políticas de proteção e inclusão na cidade.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: