POLICIAL
Sargento da PM é encontrado morto dentro de casa no bairro Pioneiros em Campo Grande
O policial estava sem contato há dias e foi localizado após colegas irem à sua residência
09/09/2024
14:10
MDX
DA REDAÇÃO
©Henrique Arakaki
O sargento da Polícia Militar, identificado como Estevam, foi encontrado morto dentro de sua residência, localizada em um condomínio no bairro Pioneiros, em Campo Grande, no início da tarde desta segunda-feira (9). O PM, lotado no 10º BPM (Batalhão da Polícia Militar) da Capital, não havia dado notícias e não apareceu para o plantão desta segunda, o que levou colegas de trabalho a irem até sua casa para verificar seu estado.
No local, os policiais precisaram acionar um chaveiro para entrar no imóvel e encontraram o sargento sem vida. Equipes da Polícia Científica foram acionadas para investigar as circunstâncias da morte, mas até o momento, detalhes sobre a causa não foram divulgados.
Este é mais um caso trágico envolvendo agentes de segurança pública em Campo Grande. Em abril deste ano, dois outros casos chamaram atenção: o capitão Leonardo Luis Mense Rodrigues, de 35 anos, do Batalhão de Choque, foi encontrado morto em casa, e, menos de 24 horas depois, o GCM (Guarda Civil Metropolitano) Josué Antônio Teodoro também foi encontrado sem vida por sua esposa.
Ainda em outubro do ano passado, o policial militar Israel Giron Arguelho Carvalho, do Bope, preso por suspeita de estupro, foi encontrado morto enquanto estava sob custódia.
Pressão no ambiente de trabalho
A saúde mental dos policiais tem sido um ponto de preocupação dentro das forças de segurança. Em entrevista ao Jornal Midiamax, o presidente da Aspra MS (Associação dos Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul), Cabo PM Benites, destacou que escalas de serviço exaustivas, cobranças por resultados e o controle externo das ações dos policiais são fatores que têm contribuído para o desgaste emocional dos agentes. Benites afirmou que a valorização dos militares, por meio de melhorias salariais, promoções e reconhecimento do trabalho, pode ser um caminho para evitar que tragédias como essas se repitam.
Setembro Amarelo: apoio à saúde mental
A morte do sargento ocorre em meio à campanha do Setembro Amarelo, voltada para a prevenção do suicídio. Diversas iniciativas estão disponíveis para oferecer suporte emocional e psicológico, como o CVV (Centro de Valorização da Vida), o Grupo Amor Vida (GAV) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). A PMMS, por sua vez, conta com uma coordenadoria exclusiva de atendimento psicossocial para seus agentes e familiares, oferecendo apoio multidisciplinar para lidar com crises emocionais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lady Gaga emociona 2,1 milhões em show histórico na Praia de Copacabana
Leia Mais
Perícia em celulares reforça indícios de venda de sentenças no TJMS, aponta PF
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 20 milhões
Leia Mais
Janja cumpre agenda cultural e educacional na Rússia antes da chegada de Lula
Municípios