ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Nos 18 anos da Lei Maria da Penha, deputado Rinaldo destaca conscientização como saída para aumento de casos
07/08/2024
13:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha, principal instrumento legal no combate à violência contra a mulher, completa 18 anos de vigência.
Em Mato Grosso do Sul, existem campanhas e leis que visam conscientizar e consolidar as ações previstas pela Lei Maria da Penha, como é o Agosto Lilás e a Lei Maria da vai à Escola, as duas leis de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto.
“O Programa Maria da Penha vai à escola foi instituído através de projeto de lei proposto pelo nosso mandato. Faz parte da Lei que institui o Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher. Também é uma sugestão de matéria transversal dentro da escola”, explica o deputado.
Em alusão ao Agosto Lilás, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e o Governo do Estado lançaram a Campanha #TodosPorElas, na construção de um Pacto de Compromisso entre os Poderes no combate ao feminicídio.
Autor da lei que instituiu o mês Agosto Lilás, o deputado Rinaldo destacou a importância de projetos para sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. “Percebemos que cada vez mais as pessoas e instituições estão engajadas em permitir que as mulheres venham viver de forma tranquila. Isso, graças às ações e projetos de conscientização. Na grade curricular do Estado foram inseridas noções básicas da Lei Maria da Penha, pois se trata de uma questão cultural, ligada à formação das famílias”, ressaltou.
Para Rinaldo a educação e conscientização são essenciais para mudar a realidade de aumento de casos. “Infelizmente vemos a cada ano os números de feminicídio aumentarem, somente esse ano já foram 19 vidas de mulheres ceifadas e famílias inteiras comprometidas. Tragédias que acontecem todos os dias em nosso país, e essa é uma política pública que precisa de união para ser cumprida e ter os resultados previstos. Por isso trabalhamos tanto com essa pauta e também exaltamos a Lei Maria da Penha pela sua importância nessa batalha”.
Denuncie - O Disque 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher, recebendo denúncias. Em situações de urgência e emergência ou no ato de uma agressão, Ligue 190.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bebidas sem registro lideram apreensões em Campo Grande após risco de metanol
Leia Mais
Michelle Bolsonaro critica líderes evangélicos que se aproximam do Governo Lula
Leia Mais
Prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, anuncia renúncia em abril para disputar vaga de deputado federal
Leia Mais
Marun defende vice do MDB na chapa de Riedel e descarta risco de debandada no partido
Municípios