Política / Relações Internacionais
Nelsinho Trad reage à judicialização e lidera ofensiva parlamentar para destravar acordo Mercosul–União Europeia
Mesmo em recesso, senador articula no Congresso, reforça diálogo com a UE e defende aceleração da internalização do tratado
22/01/2026
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Mesmo durante o recesso parlamentar, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, retornou ao Congresso Nacional nesta quinta-feira para liderar uma ofensiva política e diplomática em defesa do acordo Mercosul–União Europeia, após a decisão do Parlamento Europeu de remeter o texto ao Tribunal de Justiça da União Europeia.
Segundo o senador, a articulação busca preservar o cronograma político, fortalecer o diálogo parlamentar com lideranças europeias e garantir que o acordo avance no Brasil, com impactos diretos para a indústria e o agronegócio.
Logo pela manhã, Nelsinho Trad participou de reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que reiterou a disposição do governo de “acelerar o processo” e encaminhar a proposta ao Congresso para a internalização do acordo.
Para o senador, o momento é histórico:
“É um grande exemplo de que, pelo diálogo e pelo entendimento, você pode abrir mercados, fortalecer o multilateralismo e estimular investimentos recíprocos.”
Ainda nesta quinta-feira, Nelsinho Trad se reuniu com a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf. Após o encontro, ambos atenderam à imprensa, reforçando a mensagem de cooperação institucional entre Brasil e Europa diante do impasse jurídico em Bruxelas.
O senador defendeu que, diante do atraso europeu, o papel dos Parlamentos torna-se decisivo e que a articulação entre os Legislativos pode destravar resistências políticas. A embaixadora reconheceu esse diferencial e fez uma avaliação positiva do tratado:
“Essa assinatura do acordo é uma grande conquista. Tenho certeza de que, nas nossas relações, esse acordo vai ser um divisor de águas. É um ganha-ganha.”
Atualmente, o acordo permanece no Poder Executivo, que deverá enviar o texto ao Congresso para iniciar o processo de internalização. Segundo Nelsinho Trad, o primeiro passo será o envio à Câmara dos Deputados, onde o presidente da Casa, Hugo Motta, dará início à tramitação no âmbito da delegação brasileira do Parlasul.
A partir daí, será definida a tramitação em regime de urgência ou pelo rito tradicional. O texto passará pelas comissões pertinentes, seguirá para votação em Plenário e, posteriormente, será encaminhado ao Senado Federal para análise e deliberação.
O senador anunciou que intensificará o acompanhamento do acordo em quatro frentes:
Articulação com o Itamaraty e a Casa Civil;
Diálogo permanente com a União Europeia;
Mobilização internacional, com eurodeputados e países favoráveis ao tratado;
Criação de uma subcomissão específica na CRE, assim que o texto chegar ao Senado.
“Assim que o acordo chegar ao Senado, defenderei imediatamente a instalação de uma subcomissão na Comissão de Relações Exteriores”, afirmou Nelsinho Trad.
A estratégia busca garantir previsibilidade, reduzir incertezas e manter o Brasil na dianteira do processo, mesmo diante dos entraves jurídicos enfrentados no bloco europeu.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MEC publica edital do Fies 2026.1 com inscrições de 3 a 6 de fevereiro
Leia Mais
Silas Malafaia critica Flávio Bolsonaro e volta a defender Tarcísio como nome da direita para 2026
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro pressiona Tarcísio e afirma que governador “não tem opção” contra candidatura de Flávio à Presidência
Leia Mais
Esquenta Capivara Blasé oferece oficinas gratuitas de customização e confecção de instrumentos recicláveis
Municípios