Campo Grande (MS), Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026

Ampla Visão

Candidatos ‘laranjas’, nunca mais!

Entre ironias políticas, riscos eleitorais e os novos desafios das campanhas

22/01/2026

20:00

MANOEL AFONSO

PERRENGUE? Ao custo diário de R$ 400 mil, a Câmara Municipal de Guarulhos encontra espaço para humor que faz sucesso na internet. Ao meio de gargalhadas dos vereadores, foi aprovado o PL incluindo no calendário de eventos culturais da cidade o bloco “Unidos dos Meus Ovos”, que estreará neste carnaval. Ovos de quem?

CABELOS BRANCOS: Com seu nome nas pesquisas ao governo do Paraná, o ex-senador Álvaro Dias, 81 anos, tem um argumento resumido na frase: “Renovação e inovação – se medem pelas ideias e não pela idade”. Aliás, Puccinelli, Londres e Gerson Domingos, candidatos ao parlamento estadual, se encaixariam neste perfil.

REFERÊNCIA: Pela fidelidade ao PL, a Bolsonaro e sua exposição combativa na Câmara, o deputado Rodolfo Nogueira é visto como uma figura emblemática do bolsonarismo no MS. As amostras eleitorais revelam que o ’Gordinho’ transita bem em todas regiões. Coerente, defende a tese de que o político deve ter lado. É por aí...

DIFICULDADES: Onde e como conseguir 25 candidatos a deputado estadual? E não é só. A lei exige a participação feminina em um terço deste total. Diferente de antes — em que partidos apresentavam candidatos e candidatas ‘laranjas’ só para cumprir tabela na chapa proporcional. A perda do mandato do ex-deputado Rafael Tavares é uma lição.

VALE TUDO! Nas campanhas, adversários fiscalizam a concorrência. Aí brotam as denúncias por votação inexpressiva de ‘laranjas’, prestação de contas zeradas, ausência de movimentação financeira e de atos efetivos de campanha. São lembretes que advertem os candidatos, partidos e federações dos riscos de tentativas de ‘espertezas’.

NO FACEBOOK: A afirmativa do jornalista Otávio Neto, segundo a qual Fabio Trad, nomeado no Planalto com salário de R$ 25 mil, atuando hoje como blogueiro defensor do PT, deve derreter aquela sua áurea imaginária de diferenciado, jogando-o na vala dos políticos comuns. A propósito: para Fábio, o ministro Tóffoli seria inocente?

‘FAKE NEWS’: Como ter certeza que aquela voz é mesmo do candidato da foto? Esse é o primeiro golpe que teremos nesta campanha. Até desmentir e excluir da internet vai tempo; os estragos, irreversíveis. Não acredito na agilidade da nossa Justiça Eleitoral contra a tecnologia a serviço da fraude eleitoral. Burocrática demais!

PERIGOS: O uso criminoso da inteligência artificial vai além da manipulação de documentos, sentenças, mandados de soltura e propaganda. Plataformas digitais criam manipulações, induzem o eleitor, criam falsas interações com candidatos, provocando apelo emocional. Daí o eleitor até acaba apoiando um candidato inconscientemente.

É GERAL: Não é só naqueles ‘confins do Judas’ que ocorrem fatos envolvendo políticos que motivam risos. Dos folclóricos ‘coronéis’ dos currais eleitorais do sertão nordestino — aos personagens de estatura top de potências, tidos como intocáveis ou infalíveis, a mídia registra gafes, excessos e situações inusitadas. Confira algumas.

HUMOR RUSSO: Noite gelada em Moscou. O guarda avista um homem e grita: “pare, documentos!”. Nervoso, ele deixa cair um papel, lido com dificuldade pelo guarda: “A.ná.li.se de u.ri.na”... “Hmm... um espião, me parece...”. Então ele lê mais: “Proteínas: nenhuma, Açúcares: nenhuma, Gordura: nenhuma.” “Liberado, camarada proletário! Viva a revolução mundial.”

COMUNISMO: Após horas de espera no Kremlin para falar com Gorbachov, uma velha perguntou-lhe: “Senhor, o comunismo foi criado por políticos ou cientistas?”. Ao seu estilo, ele respondeu prontamente: “Ora, políticos é claro”. Ela retrucou: “Isso explica tudo”. Os cientistas teriam testado em camundongos primeiro.

MOSCOU: Um homem na fila para comprar vodka, mas a fila não anda. Furioso, grita: “Chega! Não aguento mais! É culpa do Gorbachov. Vou até ao Kremlin matá-lo agora mesmo”. Duas horas após, ele volta para a fila. Alguém indaga: “você conseguiu?”. Ele responde: “Não. A fila para matar Gorbachov estava ainda maior do que essa”.

BREZHNEV: Trapalhão. Leu o discurso e questiona o assessor: “Pedi discurso de 15 minutos e esse durou 45!”. O assessor rebate: “Mas eu lhe dei 3 cópias...”. Olimpíadas 1980: Brezhnev inicia o discurso. “Ó!” — aplausos. “Ó!” — ovação. O assessor sussurra ao seu ouvido: “Esses são apenas os anéis do logotipo olímpico, desnecessário ler todos eles!”

HUMOR DO REAGAN: O ex-presidente, famoso pelas gafes; chamou a princesa Diana de ‘princesa David’; disse que o ex-presidente Ford era ex-comunista no lugar de ex-congressista; criticado ao confundir depressão por recessão, justificou: “recessão é quando o vizinho perde o emprego; depressão é quando você perde o seu.”

COMUNISTAS: Tidos antes como ‘comedor de criancinhas’. Eu diria que apenas gostam do poder. Veja: o pessoal do Fidel manda em Cuba desde 1953; o trôpego Ortega arrasta a perna e não larga o osso na Nicarágua desde 1979. Hugo Chavez abriu a picada em 1999 na Venezuela, sucedido pelo ‘grande’ Maduro. Só boa gente.

ARTHUR MARIO: Vida dedicada à radiofonia, em especial ao setor esportivo, por ser entusiasta do futebol. A comemoração dos 50 anos de microfone, ocorrida na Rádio Hora, oportunizou um debate informal sobre esse esporte. O senador Nelsinho Trad, feliz na saudação, abordou inclusive aspectos do futebol local de ontem e de hoje. Obrigado Arthur!

LAMENTÁVEL: Quantidade ou qualidade? Apenas o jaleco branco, o estetoscópio e o diploma não bastam. A desaprovação de parte das nossas faculdades particulares de medicina mostra empresários focados só no lucro. A classe política tem culpa ao ajudar na autorização destes cursos. Clinicar consultando o ‘doutor Google’ é usual por aí.

REFLEXÃO: “Nada é mais importante que saúde na vida, sou muito grato porque quando tomei posse no terceiro mandato, eu estava com câncer e consegui vencer. Pessoas deixam um pouco de si e levam um pouco de nós. Aqui é um lugar para respeitar as diferenças e reaprender os caminhos...” (Paulo Duarte, em sua posse na ALEMS, em 05/03/2024)

PONTO FINAL:
O contrato da mulher do A. Moraes com o Master é ‘mistério’, sem explicação.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: