ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Zeca celebra programa Farmácia Popular, que agora distribui 95% dos remédios de graça
11/07/2024
16:56
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Zeca do PT enalteceu a medida anunciada nesta semana pelo Governo Federal de distribuir de forma gratuita 95% dos medicamentos fornecidos pelo Programa Farmácia Parlamentar.
Segundo o parlamentar, "essa é uma medida de utilidade pública que é digna de nosso reconhecimento e aplauso, pois o Programa Farmácia Popular, lançado pelo governo do presidente Lula, democratiza o acesso da população a medicamentos essenciais se para manter a qualidade de vida de pacientes que realizam tratamento de diversas enfermidades", celebrou o deputado estadual Zeca do PT.
De acordo com o Ministério da Saúde, remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, por exemplo, já podem ser retirados de graça em unidades credenciadas.
O Farmácia Popular oferta, atualmente, 41 itens entre fármacos, fraldas e absorventes. Até então, somente medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, eram distribuídos de forma gratuita.
Para os outros remédios e insumos, o Ministério arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com a atualização, 39 dos 41 itens de saúde distribuídos podem ser retirados de graça.
A relação completa de medicamentos que são distribuídos gratuitamente no Programa Farmácia Popular pode ser encontrada em https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular/arquivos/elenco-de-medicamentos-e-insumos.pdf.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Municípios