BATAGUASSU
Maio Amarelo: Palestra conscientiza alunos sobre trânsito seguro no Distrito de Nova Porto XV
Estudantes da Escola Municipal “Pedro Domingues de Figueiredo” receberam orientações para um trânsito mais seguro
27/05/2024
11:15
BIANCA LIMA
©DIVULGAÇÃO
Respeitar a faixa de pedestres, evitar distrações com o uso do celular nas ruas e não misturar álcool e direção são comportamentos fundamentais para o equilíbrio e a segurança do trânsito. A fim de reforçar a mensagem sobre a responsabilidade de todos na preservação de vidas, a Prefeitura de Bataguassu, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) promove no decorrer deste mês ações no município alusivas ao “Maio Amarelo”.
A campanha, que prossegue em andamento, promoveu na quinta-feira, dia 23 de maio, uma palestra desenvolvida na Escola Municipal “Pedro Domingues de Figueiredo”, no Distrito de Nova Porto XV, para estudantes de 4 a 11 anos.
Segundo o diretor de Trânsito, Plínio Lira, a atividade orientou os alunos sobre a importância do respeito às leis de trânsito, uso de cinto de segurança e faixa de pedestre. Materiais impressos reforçaram as mensagens orientativas.
“As crianças são multiplicadoras dos conhecimentos que apresentamos durante a palestra. A ideia é que elas levem essas informações para os pais, parentes, vizinhos. Medidas como ter atenção ao atravessar uma via, respeito a sinalização de trânsito fazem diferença no comportamento das crianças. Essa palestra teve como foco a defesa da vida”, disse o diretor.
Estiveram presentes no evento, a diretora da escola, Cibele Santos; a coordenadora municipal de Educação de Trânsito, Maria Aparecida da Costa Mateini; e o coordenador municipal de Trânsito, Pedro Beleca.
Programação
Além de palestras, de acordo com Plínio Lira, a Campanha Maio Amarelo promoveu uma simulação de acidente de trânsito e uma blitz educativa realizada na Avenida Porto XV de Novembro, área central do município.
A programação terá sequência no dia 28 de maio, com uma palestra voltada para estudantes do Colégio Anglo. Já no dia 29 de maio, será realizada uma blitz educativa com a participação da Polícia Militar. A programação será encerrada no dia 4 de junho, com a realização de uma palestra sobre o tema para os idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Melhor Idade.
“As atividades de conscientização são importantes para a prevenção. O Maio Amarelo quer sensibilizar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres para uma maior segurança no trânsito”, finalizou Lira.
Maio Amarelo
Maio foi escolhido para concentrar as ações de atenção no trânsito. O movimento está completando 11 anos e tem como tema “A paz no trânsito começa por você”.
O amarelo simboliza a atenção no trânsito e foi definida também por ser uma cor de advertência. Em 2020, a ONU estabeleceu o período entre 2021 e 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Encontro em Campo Grande reúne prefeitas e secretárias para discutir finanças públicas
Leia Mais
Eldorado Brasil Celulose apresenta inovações em silvicultura e logística na 2ª edição do Evolution, em Três Lagoas (MS)
Leia Mais
‘Falta de respeito’, diz Lia Nogueira sobre reunião de Marconi Perillo apenas com federais do PSDB em Campo Grande
Leia Mais
Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de agosto nesta quarta-feira
Municípios