TCE-MS
Prefeitos do Estado concluem graduação em gestão pública
04/10/2023
11:25
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Vinte e um prefeitos de municípios do Estado receberam na noite desta terça-feira, 3 de outubro, o diploma de conclusão do curso de graduação em Tecnologia em Gestão Pública na Faculdade Insted. A colação de grau da turma, que tinha no total 90 formandos, foi realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo no mesmo dia e local onde está sendo realizado o 1° Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul.
A cerimônia teve a presença do governador Eduardo Riedel, que deu nome à turma, e do ex-governador Reinaldo Azambuja, paraninfo da turma, além do senador Nelson Trad Filho, e do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Martins, do mantenedor da Insted, Pedro Chaves, do deputado estadual Rinaldo Modesto e do presidente da Assomasul, Valdir Couto Júnior, que também era um dos formandos.
O diretor executivo do Insted, Fernando Bumlai, explica como o curso foi idealizado. “Esse curso foi pensado de uma forma muito prática, de forma que pudéssemos trazer para a academia uma discussão entre os gestores e aqueles que trabalham efetivamente na gestão pública. Proporcionamos um ambiente acadêmico de troca de informações sobre as dificuldades reais do dia-a-dia, trazendo para a sala de aula professores, que normalmente estão em papel de fiscalizadores, para essa troca de experiências profícua e saudável onde quem ganha é a população”.
Um dos formandos foi o prefeito de Glória de Dourados, Aristeu Pereira Nantes, que ressaltou a importância da formação para o dia-a-dia a frente da prefeitura. “Nós temos uma bagagem prática na gestão da prefeitura e o curso vem trazer a parte teórica que facilita muito nosso trabalho. Conseguimos tomar decisões melhores com esse embasamento técnico e ajuda muito na nossa administração”.
A diretora da Faculdade, Neca Chaves Bumlai, ressaltou a alegria pela formatura da turma. “É uma área tão importante e contamos com 21 prefeitos e muitos outros servidores que trabalham lá na ponta, nos municípios, e precisam dessa qualificação que vai garantir um resultado ainda melhor frente a administração”.
O diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio, esteve presente à cerimônia e ressaltou a importância dessa formação. “Quanto mais servidores qualificados tivermos nos órgãos públicos, melhor serviço será prestado à sociedade. O TCE sempre incentiva a formação e também promove a capacitação, por meio da Escoex, e quando uma faculdade oferece um curso voltado para a graduação dos gestores públicos, sem dúvida alguma, ganha também o controle externo que é exercido pelo Tribunal de Contas”.
O curso
O curso de graduação em Tecnologia em Gestão Pública tem como foco o desenvolvimento de competências relacionadas à gestão pública, por meio de ferramentas e técnicas direcionadas. O curso tem a duração de 2 anos, com carga horária de 1660 horas, na modalidade ensino a distância.
O profissional com formação superior em Tecnologia em Gestão Pública pode atuar em órgãos públicos, empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; organizações privadas prestadoras de serviço público; organizações sem fins lucrativos; institutos e centros de pesquisa; instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Reforma tributária zera impostos sobre cesta básica, mas preços podem ser influenciados por outros fatores
Leia Mais
Prédios abandonados no Jardim Santa Luzia serão revitalizados para geração de empregos
Leia Mais
Bataguassu realiza primeiro mutirão da saúde e atende mais de 850 pessoas
Leia Mais
Município de Bataguassu receberá R$ 408 mil na segunda parcela do FPM de Janeiro
Municípios