INTERIOR
Avanço: Prefeito Akira formaliza vinda do curso de Direito pela UEMS em Bataguassu
17/07/2023
14:35
ASSECOM
Curso de Direito será oferecido de forma gratuita, utilizando a estrutura do Ceja @Micael Nunes
Projeto de Lei que permitiu celebração de convênio entre município e UEMS foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (17)
O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) formalizou a vinda do curso presencial de ensino superior em Direito através da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para Bataguassu, finalizando as tratativas com a instituição educacional e Governo do Estado. O “aceite” foi encaminhado nesta segunda-feira, dia 17 de julho, à UEMS pela administração municipal.
Segundo Akira, o Projeto de Lei nº 046/2023, de 14 de julho de 2023, que também autorizou a municipalidade a celebrar convênio com a UEMS e repassar recursos para a implantação do curso de graduação foi apresentado à Câmara em regime de urgência e votado por unanimidade durante a Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (17), às 15 horas (horário de Brasília).
“Esse é um grande avanço para a nossa cidade. Uma universidade presencial vai potencializar o desenvolvimento de Bataguassu e atenderá não só a demanda do município, mas de toda a região. O benefício para aqueles que buscam formação em ensino superior será muito grande e é claro que a Prefeitura está fazendo a sua parte para que isso aconteça”, comentou o prefeito sobre a confirmação da vinda do curso.
Akira explicou que o curso de Direito será oferecido de forma gratuita, utilizando a estrutura do Ceja (Centro Educacional Juventude do Amanhã), onde também funciona o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e que possui infraestrutura disponível com salas de aula, ginásio, biblioteca, sala de informática, sala de professores entre outros espaços.
Conforme as tratativas, o município oferecerá aporte financeiro na ordem de R$ 2.023.089,20 milhões para subsidiar os cinco anos de curso no município, valores esses a serem pagos em 10 parcelas semestrais em benefício da UEMS.
A Universidade informou que o curso em Bataguassu será uma oferta pontual, com uma extensão do curso ofertado em Jardim / Aquidauana. O início das aulas está previsto para 2024.
A previsão é que sejam oferecidas 100 vagas para ingresso de estudantes, sendo 50 vagas pelo vestibular a ser realizado em dezembro deste ano; e 50 vagas pelo Sisu / Enem.
Atualmente, estudantes de Bataguassu se deslocam até Três Lagoas (MS), Presidente Epitácio (SP) ou até mesmo Presidente Prudente (SP) para estudarem graduação em Direito.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sebrae/MS anuncia finalistas da etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo
Leia Mais
PF aponta movimentação de R$ 30 milhões em contas de Jair Bolsonaro em um ano
Leia Mais
Caarapó recebe reforço policial com chegada de 15 novos militares
Leia Mais
Áudio da PF revela que Tarcísio atuou como interlocutor de Bolsonaro no STF
Municípios