ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto cria o Dia de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e a Campanha Coração Azul
Deputado Gerson Claro é o autor do projeto, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade quanto ao tráfico de pessoas
16/05/2023
16:15
OSVALDO JÚNIOR
©DIVULGAÇÃO
Mato Grosso do Sul poderá ter uma data relativa ao enfrentamento ao tráfico de pessoas, uma das atividades ilícitas que mais crescem em todo o mundo. Começou a tramitar, nesta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 140/2023, de autoria do deputado Gerson Claro (PP), que institui o Dia Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e cria a Campanha Coração Azul. Essas ações serão realizadas, anualmente, no fim do mês de julho.
De acordo com a proposta, o Dia Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas será em 30 de julho de todos os anos, e a Campanha Coração Azul será realizada na última semana desse mês. Nesses dias, serão realizadas “ações educativas com a finalidade de encorajar a sociedade a participar do enfrentamento ao tráfico de pessoas, despertando o sentimento de solidariedade a partir dos seguintes temas: I - prevenção e repressão ao tráfico de pessoas; II - proteção e auxílio às vítimas do tráfico de pessoas”.
Na justificativa do projeto, o deputado afirma que “é fundamental a conscientização da sociedade sobre a existência e a gravidade desse crime, que muitas vezes é invisibilizado ou naturalizado”. O parlamentar também informa, na justificativa, que o crime de "tráfico de pessoas é considerado a terceira maior atividade ilícita do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o de armas".
O projeto deve ser apresentado nesta quarta-feira (17), durante a sessão plenária. Depois, seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso o parecer seja favorável quanto à constitucionalidade, passará pelas votações dos parlamentares nas comissões de mérito e em sessões ordinárias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sigilo fiscal da esposa de Alexandre de Moraes e de filho de ministro do STF é acessado sem autorização
Leia Mais
Bolsonaro tem novo mal-estar na prisão e segue sob monitoramento, informa Carlos Bolsonaro
Leia Mais
Mulher baleada por policial militar no Centro morre após atendimento em UPA de Campo Grande
Leia Mais
Acadêmicos de Niterói não captou recursos via Rouanet, mas recebeu R$ 1 milhão em repasse geral da Embratur
Municípios