ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Campanha incentiva destinação de imposto de renda a Fundos Estaduais
Representante da Receita Federal usou fala a convite da deputada Mara Caseiro
12/04/2023
14:15
FERNANDA KINTSCHNER
©DIVULGAÇÃO
Pessoas físicas podem destinar até 6% do valor devido ao Imposto de Renda ao Fundo Estadual da Pessoa Idosa e ao Fundo Estadual da Criança e do Adolescente, que destina os recursos a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. A medida faz parte de uma Campanha da Receita Federal, para incentivar mais doações aos fundos e possibilitar mais recursos para melhorar a assistência social aos estados.
Para falar sobre o tema, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu nesta quarta-feira (12), o delegado da Delegacia da Receita Federal no Estado, auditor-fiscal Clovis Ribeiro Cintra Neto, que explicou o potencial de doações que há na quantidade de recursos não captados.
“Ano passado, somente em Mato Grosso do Sul, tínhamos a possibilidade de destinação de R$ 144 milhões que poderiam ter ficado nos Fundos e apenas R$ 7,5 milhões foram doados. Ou seja, pouco mais do que 5%. Portanto, o restante foi para o caixa único do Tesouro Nacional, por mero desconhecimento do público. Esses Fundos, que atendem pessoas em condições de vulnerabilidade social, poderiam ser atendidos se esses recursos tivessem ficado aqui. É uma montanha de dinheiro. Facilitaria a vida dessas entidades. Peço apoio dos deputados para divulgar essa possibilidade de doação”, explicou Clovis.
Segundo o delegado, nada mais é pago pela doação. “Caso não seja você mesmo que preencha a sua declaração, basta pedir ao contador para solicitar a destinação. A única exigência é que seja declarada no modelo completo, entregue até 31 de maio, junto ao pagamento da Darf até este mesmo prazo máximo. A Campanha que a Receita Federal está encabeçando é de toda sociedade brasileira com preocupação social, pois a lei já permite isso, é simples e fácil e as pessoas não doam por desconhecimento”, destacou.
O auditor-fiscal ocupou a tribuna a convite da deputada Mara Caseiro (PSDB). “Agradeço a visita e vamos incentivar as pessoas a doarem parte do seu imposto. Obrigada e sei seu do trabalho social frente à delegacia da Receita Federal. Esperamos que todos possam entender a importância de doar”, finalizou Mara. Saiba mais sobre o assunto aqui.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Auxílio-doença: Conheça os requisitos para ter direito ao benefício
Leia Mais
Sebrae lança inscrições para o Brasil Mais Produtivo em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Chapadão do Sul homenageia farmacêuticos da rede pública de saúde
Leia Mais
Barron Trump se destaca na cerimônia de posse ao lado dos pais
Municípios