Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

INTERIOR

Expedições para identificação de novos sítios arqueológicos em Alcinópolis

11/02/2023

16:00

regionalms

Bruna Souza

Desde novembro do ano passado, o projeto “Galeria Natural da Arte Rupestre” está sendo desenvolvido no município a todo vapor. A proposta do Projeto foi feita junto ao Fundo de Investimentos da Cultura – FIC, pelo munícipe Marcos Antônio dos Reis e envolve outras quatro pessoas que empenham-se na descoberta e registro de novos sítios arqueológicos.

Para isso, várias expedições são desenvolvidas continuamente e resultaram no registro de mais de 15 novas grutas e sítios arqueológicos, todos com potencial para pontos turísticos.

Todas essas descobertas e registros serão disponibilizadas em um catálogo que deverá ser concluído no prazo de 12 meses.

Alcinópolis é considerada a “Capital da Arte Rupestre” por conter em seus limites cerca de um terço da arqueologia do estado. Para o secretário municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, Nahur Tito Queiroz de Britto, “o levantamento de novos sítios arqueológicos é de suma importância para a valorização, conservação e conhecimento do patrimônio histórico cultural existente no município de Alcinópolis”, afirma.

“O município que é conhecido como a Capital Estadual da Arte Rupestre, possui uma gama relevante de sítios arqueológicos já catalogados pelo IPHAN, e este trabalho contribui para com a prospecção de novos atrativos/produtos turísticos que poderão ser explorados”, finaliza o secretário.

Na mesma linha, a ex-secretária da SEMUDES, Bruna Barbosa, que se dedicou a potencializar a belezas naturais enquanto esteve à frente da pasta, acredita que esse projeto só reforça a importância de Alcinópolis no cenário arqueológico.

“Eu acredito que o trabalho de prospecção que vêm sendo desenvolvido irá nos permitir conhecer, através de registros, novos sítios arqueológicos que eram pouco conhecidos, ou que ainda não eram de conhecimento do público e dos órgãos responsáveis.

Além disso, reforça a importância que Alcinópolis tem no cenário arqueológico do estado e a nível nacional, permitindo que os dados sejam utilizados para o planejamento de ações de proteção e conservação desses ambientes que guardam um pedacinho da história da humanidade no território do nosso município”, afirma Bruna.

Já para o prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo da Silva, fomentar o turismo é indispensável. “Nosso município é rico em artes rupestres e pontos com poteciais para turismo. É fundamental diagnosticar esses novos sítios e registrá-los para que cada vez mais pessoas possam conhecer e, assim, possamos oferecer dados e planejar ações que preservarão estes sítios”, comenta o prefeito.

O grupo é composto por cinco profissionais, sendo eles: o proponente Marcos Antônio, o Prof. Dr. Gilson Martins arqueólogo, fundador do Museu de Arqueologia da UFMS; a Ma. Ara Martins, jornalista; a Dra. Lia Brambilla, arqueóloga e diretora de popularização da Ciência da UFMS; e a Ma. Laura Pael, antropóloga e atual coordenadora do Museu de Arqueologia da UFMS. Imbuídos dessa missão estão com o trabalho de identificação de novos sítios e grutas arqueológicas em Alcinópolis, que deverão ser incluídas em um catálogo no prazo de 12 meses.

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: