INTERIOR
Forjando Campeões projeta Costa Rica no cenário esportivo estadual e nacional
04/01/2023
08:25
ASSECOM PMCR
Desde a sua implantação em 2021, o incentivo ao Esporte amador de Costa Rica beneficiou atletas, paratletas, profissionais em Educação Física no segmento Educação e entidades de diversas modalidades esportivas cujo desempenho tem destacado o município em disputas regionais e nacionais. Os recursos são destinados a despesas com competições, viagens, alimentação, hospedagem e material esportivo. Gerido pelo CREC (Costa Rica Esporte Clube), o clube esportivo fechou 2022 com títulos e atendendo mais de 300 alunos-atletas no projeto Forjando Campeões, levando o município a galgar pódios nas diversas modalidades esportivas disputadas, ganhando notoriedade e destacando além-fronteiras no cenário esportivo estadual e nacional.
O projeto que visa o ‘Esporte para todos’, traz em sua essência, o incentivo a prática de atividades esportivas e culturais que envolva crianças, adolescentes, jovens e adultos, além de idosos, estimulando a democratização das práticas esportivas comunitárias e de lazer, com foco no fortalecimento da cultura esportiva local. Em Costa Rica o projeto é fruto de uma parceria da Prefeitura, através da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) com o clube esportivo CREC, apoio institucional da Câmara de Vereadores, bem como apoio do Governo do Estado de MS, através da FUNDESPORTE (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e parceiros.
Atualmente, o projeto Forjando Campeões contempla as categorias de base do futebol, ciclismo, natação, atletismo, escolinha de futsal, artes marciais, vôlei e basquete, abrangendo todas as idades, conta mais de 300 alunos-atletas participantes.
O projeto foi criado no intuito de levar o esporte aos bairros e dar o suporte necessário aos atletas de alto desempenho em competições em outras localidades com apoio logístico, de alimentação e hospedagem. Houve também a confecção de material esportivo para todas as modalidades.
A parceria com o CREC foi firmada através de projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal de Vereadores, com recursos assegurados pela Prefeitura de Costa Rica por meio da SEMTMA.
Para o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, os esportes auxiliam na formação de conceitos de cidadania, e as suas práticas ajudam na construção dos valores do indivíduo e na sua relação com a sociedade e ajuda a projetar o município nos lugares de destaque. “Estamos felizes, no primeiro de implantação do Projeto Forjando Campeões, Costa Rica saiu do anonimato no cenário esportivo e ganhou destaque não só no MS, mas Brasil afora”, destaca o gestor.
Para o secretário de Esportes, Artur Baird, o projeto Forjando Campeões é muito importante para o desenvolvimento dos atletas de todas as idades, ressalta os esforços da gestão municipal e demonstra o seu compromisso com o fomento e promoção do esporte. “É uma iniciativa espetacular. Além disso, o projeto alavanca o esporte de um modo geral em Costa Rica e revela novos talentos. Isso causa um impacto bastante positivo e desenvolve políticas públicas voltadas ao esporte para todos”, disse.
O presidente do CREC, André Delgado Baird, destaca que, o Projeto Forjando Campeões, plantou e já começa a colher bons resultados nas diversas modalidades esportivas. “Apesar de termos iniciado em 2022, em apenas um ano, já colhemos vários resultados positivos. Nosso foco agora é corrigir aquilo que for necessário para ampliar e melhorar as ações do projeto. Agradeço ao prefeito Dr. Cleverson Alves e ao secretário Artur pela confiança e apoio”, disse o presidente do clube esportivo, André Baird.
Um ano de conquistas
Destaque do ano o ciclismo conquistou títulos estaduais em várias categorias tendo como campeões os atletas Rodrigo Rodovalho, Gabriel Moraes, Jóycy Mary, Gustavo Paniago, Mateus Filgueiras e Wilson Júnior. E vice-campeões Almyr Júnior, Amanda Cândido, Gustavo Paniago, Felipe Witczak, Geovania Nogueira, Wilson Júnior e Jóycy Mary. Vale ressaltar que um atleta pode competir em mais de uma modalidade por isso acontece de aparecer como campeão ou vice-campeão.
O futebol de bases do CREC alcançou resultados importantes com o título no campeonato estadual e regional sub-15, o vice-campeonato estadual sub-16 e campeão sub-17 da Copa Centro-Oeste.
No atletismo a equipe participou do Campeonato Estadual Loterias Caixa sub-18 em Campo Grande/MS, alcançando a segunda posição com Leonardo Antony nos 400m com barreiras e Vitória Izabelli nos 100m rasos.
Já na escolinha de futsal são mais de 100 crianças atendidas nas praças dos bairros Vale do Amanhecer e Vila Nunes. O foco da escolinha é preparatório e social. Para 2023 a tendência é que aulas passem acontecer também nas praças do Sonho Meu III e São Francisco.
O voleibol conta com a equipe masculina (20 atletas) e a feminina (30 atletas), os treinos acontecem semanalmente. Neste ano as equipes participaram de duas competições sendo a equipe feminina foi vice-campeã e a masculina terceira colocada da Copa Verão. E também, vice-campeão no feminino em competição em Alto Taquari/MT.
Na natação, Costa Rica está bem representada pelos atletas filiados à APAN (Associação de Pais e Amigos da Natação), sendo destaques e referência para diversos outros municípios de MS e do Brasil. A atleta Maria Fernanda coleciona vitórias, colocou Costa Rica no pódio a nível nacional, sendo destaque com 2 medalhas de bronze no campeonato Brasileiro infantil em Uberlândia; Campeã brasileira na prova de 5 km no mar de Fortaleza – CE; Bi-campeã Centro-Oeste nas provas de 400, 800 e 1500 livre em Campo Grande e Cuiabá/MT; além de ser recordista e bi-campeã estadual na prova de 400 livre, 800 livre e 1500 livre.
Outros destaques da natação foram os atletas Heros Brant, 7° colocado no Brasileiro infantil de Uberlândia/MG e Murilo Tábuas 5° colocado no ranking brasileiro na categoria Petiz 2 na prova de 400 livre.
Equipe de natação APAN Costa Rica é vice-campeã Estadual de Inverno 2022 e vice-campeã Centro-Oeste 2022. A garotada da natação está dando o que falar, quando se trata de competição, de acordo com o treinador da equipe, professor Anderson Viana Gonçalves (Anderson Bob).
Por fim, o basquete atende cerca de 120 crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. Para 2023, está previsto a participação em duas competições regionais e que Costa Rica seja sede da Copa Bandejinha.
As modalidades tem como professores/treinadores Kristhyan Almeida (vôlei e basquete), Renan Cândido (ciclismo), Dafine Souza (atletismo), Marcos Tikinho (categorias de base) e Wanderson Borges (escolinha).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Landmark exige ar-condicionado nos novos ônibus que substituirão frota sucateada em Campo Grande
Leia Mais
Landmark exige ar-condicionado nos novos ônibus que substituirão frota sucateada em Campo Grande
Leia Mais
Após aumento nos furtos, deputada Lia Nogueira cobra reforço no policiamento em Naviraí
Leia Mais
Prefeitura acelera recuperação da Avenida Ernesto Geisel após danos causados pela chuva
Municípios