DOURADOS
Município ganha novo reconhecimento da ONU por acolhimento a imigrantes
Certificado foi entregue nesta quinta-feira (22)
23/12/2022
10:05
MARCOS MORANDI
Certificado é entregue pelo terceiro ano consecutivo ©Leandro Silva
Considerada uma das cidades que melhor acolhe imigrantes, Dourados recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o certificado MigraCidades. O documento é concedido pela OIM (Organização Internacional para as Migrações), agência da ONU (Organizações das Nações Unidas).
Segundo análise da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o município cumpriu as diversas etapas do processo de governança migratória. O certificado foi entregue à prefeitura de Dourados nesta quinta-feira (22).
No entendimento de Jean Kenson Jolne, coordenador do CEI (Coordenadoria Especial dos Imigrantes), o reconhecimento é reflexo do trabalho feito pela Prefeitura de Dourados, através do CEI e da Secretaria de Assistência Social.
“O certificado vem para confirmar que Dourados está fazendo um bom trabalho. Nossa cidade é um lugar de refúgio e de acolhimento de mais de 4 mil imigrantes de diversas nacionalidades, o quarto município a receber mais imigrantes dentro do território nacional”, explica Jean, que é haitiano.
Muitos dos imigrantes que chegam a Dourados têm como primeira parada a Casa da Acolhida. “Essa etapa é fundamental para que essas pessoas que chegam em Dourados se sintam seguras e bem-vindas e o trabalho feito pela Assistência Social nos orgulha”, disse o prefeito Alan Guedes.
Para o próximo ano, o CEI continua com o atendimento com objetivo de promover com segurança uma migração ordenada e digna em benefício das pessoas migrantes internacionais. “Vamos garantir os direitos de cada imigrante, não vamos deixar ninguém para trás”, comentou Jean.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bataguassu publica lista provisória do IPTU Premiado 2025; prazo para contestação vai até 3 de dezembro
Leia Mais
TJMS abre concurso com 42 vagas para cartórios e salários acima de R$ 30 mil
Leia Mais
Sebrae/MS reforça inclusão de pequenos negócios em debate no Congresso do Ministério Público
Leia Mais
Câmara de Campo Grande vota reajuste na carreira da saúde e outros quatro projetos nesta terça-feira
Municípios