ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Evander solicita banheiros adaptados para ostomizados em prédios públicos e de grande circulação e Prefeituras de Caarapó e Sidrolândia vão atender sugestão
11/08/2022
08:45
ASSECOM
deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas)
O deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) encaminhou requerimento a 40 prefeituras municipais em Mato Grosso do Sul que possuem moradores ostomizados. O documento também foi encaminhado para as secretarias municipais de saúde e sugere o desenvolvimento de um projeto objetivando implantar banheiros públicos adaptados para pessoas ostomizadas no município de modo a garantir a acessibilidade.
A intenção é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos que usam bolsa de colostomia, urostomia e ileostomia. De acordo com o Ministério da Saúde, existem mais de 400 mil pessoas ostomizadas no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, dados estatísticos informam que são cerca de 1.280 pessoas ostomizadas atendidas pelo SUS, fora as não contabilizadas atendidas pelos planos de saúde que cobrem o Estado. Apesar do número, não existem banheiros adaptados para esse público.
Junto ao requerimento, Evander encaminhou uma cartilha que dá dicas para construção de instalação sanitária para pessoas ostomizadas, com projeto arquitetônico que pode ser utilizado para esboço, bem como artigo informativo técnico emitido pela Associação dos Ostomizados do Estado de Mato Grosso do Sul que trabalha como agente transformador da sociedade sul-mato-grossense.
O secretário municipal de saúde de Caarapó, Vinício Faria e Andrade, informou que a Prefeitura e a Secretaria estão elaborando um projeto para as unidades de saúde do Município já com os banheiros adaptados. “A previsão é de que, ainda em 2022, daremos início às obras”, disse o secretário.
A Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia também respondeu o ofício enviado pela Assembleia Legislativa, comprometendo-se a implantar nas suas unidades de saúde as adaptações sugeridas. “Temos compromisso com o atendimento da população em suas diversas condições, o que não é diferente com os portadores de necessidades especiais”, afirmou o secretário municipal de saúde de Sidrolândia, Luiz Carlos Alves da Silva, em sua carta-resposta.
“Garantir a inserção dos ostomizados na sociedade de forma plena, dando a eles mais dignidade e melhor acessibilidade, é um dever do Estado. É gratificante saber que os municípios de Caarapó e Sidrolândia se sensibilizaram com a questão, e espero que mais municípios se juntem a eles”, destacou Evander Vendramini.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios