TCE-MS
Corregedor-geral do TCE-MS faz abertura de Congresso Internacional em Florianópolis
09/06/2022
12:30
ASSECOM
OLGA CRUZ
©DIVULGAÇÃO
Autoridades e mais de 200 representantes dos Tribunais de Contas do País prestigiaram a cerimônia de abertura do 7º Congresso Internacional de Direito Financeiro realizado na noite de quarta-feira (08), no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), em Florianópolis. O evento com duração até sexta-feira (10/06) está sendo realizado no sistema híbrido, com participantes presenciais e on-line, e traz na pauta dos debates a “Crise fiscal e a reforma financeira do Estado, à luz das políticas públicas”.
O congresso é uma realização do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).
Na abertura, o coordenador científico do Congresso e corregedor-geral do TCE-MS, conselheiro Ronaldo Chadid, agradeceu o apoio de todos os envolvidos para a realização do evento e destacou que o encontro tem um grande significado para o sistema de controle externo brasileiro. “Para discorrer e debater sobre esse importante tema, reunimos os melhores juristas, especialistas e pesquisadores que têm interesse pelo tema”.
O presidente do TCE-SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, apontou que a crise fiscal e a reforma financeira do Estado são temas da mais alta relevância da atualidade, cenário que se acentuou com a pandemia pela Covid-19, e ressaltou a importância do diálogo para apontar caminhos voltados ao aprimoramento da gestão estatal e ao maior atendimento das necessidades da população.
“Se há muito já se fazia necessário discutir a reforma financeira do Estado, diante de um cenário cada vez mais desafiador, inerente a uma sociedade que, por sua vez, apresenta demandas crescentes e não atendidas pelo poder público, a pandemia terminou agravando esse cenário, o que torna ainda mais necessário e premente esse debate”.
Para o presidente do IRB, conselheiro e vice-presidente do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), Edilberto Carlos Pontes Lima, a pandemia foi um laboratório para o direito financeiro. “Trouxe avanços, como a Emenda Constitucional 109/2021, que instituiu a obrigatoriedade da avaliação das políticas públicas, mas também retrocessos, como a opacidade do orçamento público”.
Além dos conselheiros Adircélio Ferreira Jr., Ronaldo Chadid e Edilberto Pontes, compuseram a mesa a secretária-adjunta de Estado da Fazenda, Michele Patricia Roncalio, que na ocasião representou o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Moacir Sopelsa, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi; e a procuradora-geral Cibelly Farias, do Ministério Público de Contas de Santa Catarina, representando o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas.
À mesa também estavam os presidentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Cezar Miola (TCE-RS) e do Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto (TCM/GO), e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Santa Catarina, Cláudia da Silva Prudêncio.
“É muito significativo que estejamos discutindo a relevância desse campo do direito que impacta na vida das pessoas, e para concretizar o direito das pessoas precisamos de um ambiente de controle, de responsabilidade, de transparência, de probidade e de boa governança”, frisou o presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola.
Na ocasião, ainda foram homenageados pela contribuição ao direito financeiro e às edições anteriores do Congresso, o diretor da Escola de Direito da Alfa Educação da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (Fadisp/Unialfa), Thiago Lopes Matsushita e Kiyoshi Harada, que é presidente do Instituto Brasileiro de Estudos de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário e autor de 31 obras jurídicas publicadas.
Participaram também da abertura do congresso, o diretor-geral da Escola Superior de Controle Externo do TCE-MS (Escoex), conselheiro Waldir Neves e o conselheiro do TCE-MS Marcio Monteiro.
A programação do evento que vai até sexta-feira, 10 de junho, segue com palestras, painéis e apresentações de artigos científicos
Veja o vídeo de abertura https://www.youtube.com/watch?v=6jZIP01ueXg
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios