PARANAÍBA
Alto Tamandaré terá estudo hidrológico da água
02/05/2022
16:45
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A partir do ano de 2023, o distrito do Alto Tamandaré da cidade de Paranaíba terá um poço de monitoramento da água da bacia Santana-Aporé, através da empresa pública Serviço Geológico do Brasil (SGB), vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
Estiveram no Gabinete do prefeito Maycol Queiroz os pesquisadores de geociência Guilherme Nogueira dos Santos e o Eduardo Lazzarotto, da empresa pública Serviço Geológico do Brasil (SGB), apresentar ao Chefe do Executivo a funcionalidade e importância do estudo geológico.
De acordo com os pesquisadores, o objetivo é selecionar uma área para instalação de um poço de monitoramento de água subterrânea para compor a rede Rimas (Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas).
“O objetivo é ampliar o conhecimento dos principais aquíferos do país. Nesse caso, estamos estudando é o aquífero Bauru Caiuá. A gente já possui 16 poços no Estado de Mato Grosso do Sul, sendo que a bacia do Santana – Aporé ainda não dispunha de nenhum poço representativo”, contou Guilherme.
A ideia é acompanhar a evolução espacial e temporal do nível da água subterrânea e a evolução hidroquímica da água, para gerar informação que sirvam de subsídio para os órgãos gestores para as três esferas governamentais: Federal (ANA – Agência Nacional das Águas), Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Comitês de Bacia, Câmaras Técnicas de águas subterrâneas, instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. “Estes dados ficam disponíveis na internet (www.rimasweb.cprm.gov.br) e outros países também podem utilizar”, disse.
O projeto teve início em 2009 com a locação dos poços, seleção de equipamento e hiperfuração dos poços. Já em 2010 foi iniciado o monitoramento. “Já tem diversos trabalhos publicados com esses dados que contribuem para melhor gestão do recurso hídrico subterrâneo”, finalizaram os pesquisadores.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Descriminalização do aborto: entenda o que está em discussão no STF e o que pode mudar no Brasil
Leia Mais
Ciro Gomes deixa o PDT e estuda filiação ao PSDB ou União Brasil para disputar eleições de 2026
Leia Mais
Desmembramento de processo no STJ reacende disputa por vaga no Tribunal de Contas de MS
Leia Mais
Prefeituras de MS caem em “conto de fadas” de advogados e acumulam dívidas milionárias com a Receita Federal
Municípios