Atendendo pedido de caciques, deputado Evander Vendramini pede permanência do chefe de coordenação da Funai em Aquidauana
29/09/2021
12:20
ADRIANA VIANA
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) encaminhou requerimento à Fundação Nacional do Índio (Funai) em que solicita a permanência do atual Coordenação Técnica Local em Aquidauana. O documento foi apresentado durante a sessão plenária desta quarta-feira, 29. O deputado utilizou a palavra livre para reforçar a solicitação.
Conforme Evander, a informação de que a Gerência em Campo Grande pretende fazer a troca da chefia chegou até ele durante reunião ocorrida na última sexta-feira, 24, na Aldeia indígena Aldeinha em Anastácio, junto a caciques das aldeias, Bananal, Tico-lipu, Ipegue, Morrinho, Aldeinha e Limão Verde, que entregaram um abaixo-assinado com o pedido de permanência do coordenador Valdir da Silva por estar realizando um excelente trabalho à frente da fundação. “A Funai tem feito muita política e não está contemplando aquilo que desejam as lideranças indígenas. O Valdir é indígena, fala a linguagem deles e está presente dentro das aldeias, mas a direção do órgão parece que quer substituí-lo”, apontou.
Para reforçar a demanda, as lideranças pediram ao parlamentar para avisar que, caso o pedido não seja atendido, irão se manifestar e farão valer a vontade da maioria “com novas ocupações e protestos”. A mesma solicitação foi encaminhada aos representantes de Mato Grosso do Sul na bancada federal em Brasília e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Novas regras nacionais para tirar a CNH entram em vigor e mudam prova prática em todo o país
Leia Mais
STF abre Ano Judiciário de 2026 em sessão solene com presença do presidente Lula
Leia Mais
Riedel afirma que modelo da Rota da Celulose foi desenhado para não repetir falhas da BR-163
Leia Mais
Na abertura dos trabalhos, Carlão cobra avanços em infraestrutura e saúde e defende união entre os poderes
Municípios