Recurso para implantar grupo que vai organizar e apoiar transplantes de órgãos é conquista para Dourados, avalia Barbosinha
18/08/2021
00:00
ASSECOM
LUCIANA BONFIM
deputado Barbosinha (DEM-MS)
A liberação de recursos para o município de Dourados implantar, no Hospital da Vida, a Organização de Procura de Órgãos - MS (OPO-MS), publicada pelo Ministério da Saúde, por meio de portaria no último dia 9 de agosto, foi enaltecida pelo deputado Barbosinha (DEM-MS) durante sessão nesta quarta-feira (18).
“Esta é uma ação que garante uma nova chance de vida a muitos pacientes que podem receber transplantes e dá condições do nosso hospital de fazer a captação de órgãos. Dourado ganha com isso e nossa população também ganha. É uma grande conquista”, disse.
A organização congrega grupos de coordenação regional sob responsabilidade do Estado e os mesmos são responsáveis por organizar e apoiar o processo de doação e transplantes.
Conforme portaria, o recurso financeiro foi estabelecido pelo Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo de Atenção Especializada, a ser disponibilizado ao Estado do Mato Grosso do Sul, especificamente ao município de Dourados, em parcela única, no valor de R$ 20 mil, referente ao incentivo para implantação de Organização de Procura de Órgãos e Tecidos - OPO.
O parlamentar fez questão de agradecer ao ministro Marcelo Queiroga e parabenizar o esforço do secretário de Saúde, Geraldo Resende, pelo reforço financeiro do Governo Federal destinado à rede de saúde pública do Estado de Mato Grosso do Sul para que o município de Dourados pudesse receber a OPO. Barbosinha ainda enalteceu o trabalho da coordenadora estadual da Central de Transplantes do MS, Claire Miozzo e do médico nefrologista Antônio Pedro Bittencourt, do Hospital da Vida.
Barbosinha fez questão de reforçar as ações de saúde que têm sido executadas em Mato Grosso do Sul durante a pandemia. “Nessa corrida da vacinação, o nosso Estado de Mato Grosso do Sul tem estado na frente de outras unidades da federação e liderado com folga como o Estado brasileiro que, proporcionalmente, mais imuniza a população com duas doses ou dose única contra a covid-19. Isso sem dúvida é um somatório de esforços dos entes públicos na proteção da vida dos nossos cidadãos e de suas famílias. Temos uma campanha totalmente exitosa no nosso Estado, reduzindo com isso as internações e o número de óbitos em decorrência dessa terrível doença”, reforçou Barbosinha.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Zé Teixeira solicita investimentos para fortalecer a saúde pública em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Coronel David solicita reforma e climatização da Escola Estadual José Ferreira em Três Lagoas
Leia Mais
Alems realiza sessão solene em comemoração aos 60 anos da profissão de Administração no Brasil
Leia Mais
Projeto “Semeando” retorna em nova edição e leva conscientização ambiental e teatro educativo ao interior do Mato Grosso
Municípios