|
Foto: Júlio Cesar - ASSECOM/PMCR |
No mês de novembro, equipes de saúde se dividiram por todo o País em prol de uma única missão. Evidenciar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das doenças que mais assola os brasileiros anualmente e que, por um simples cuidado, poderia ser controlada.
Em Costa Rica – MS, a grande participação da comunidade fez das ações da Campanha Novembro Azul um sucesso, avalia a secretária de Saúde Adriana Tobal. “Palestras e atividades preventivas foram realizadas nas ESFs – Estratégia de Saúde da Família – onde foram feitos dezenas de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, além de glicemia e aferição de pressão, com envolvimento de mais de 50 colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde. A grande participação nos dois dias ‘D’ (11 e 25 de novembro) refletiu o avanço conquistado no cenário local”, destacou a secretária Municipal de Saúde.
Durante os dias 11 e 25 de novembro, o CEM – Centro de Especialidades Médicas - esteve aberto no período noturno e nestes dois dias foram realizados 1.347 testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite), 589 consultas médicas, 130 exames de toques retais, 850 pedidos de exame PSA e 88 doses de vacinas diversas (febre amarela, tétano, hepatite B e tríplice viral). “Só temos que agradecer a população masculina e as equipes das unidades de saúde, o CEM e o NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família - pelo trabalho e apoio”, declarou a secretária de Saúde que complementou: “todas as atividades foram gratuitas e ainda proporcionaram diagnósticos rápidos de doenças”.
Conforme a coordenadora da Atenção Básica, Daiane de Souza Pupin, nessa edição da campanha, mais de mil homens protagonizaram as ações promovidas em Costa Rica. “Durante os dias de atendimento noturno foram detectados dois casos de Hepatite e 14 de sífilis com os testes rápidos. Das consultas realizadas, foram encaminhado três homens com alteração para exames mais complementares como ultrassom e houve também alteração em quatro exames de teste rápido, que já foram encaminhados e começaram o tratamento para sífilis e hepatite”.
O prefeito Waldeli dos Santos Rosa complementou enfatizando a importância da procura pela prevenção, alertando para os perigos da resistência aos exames, principalmente para os homens maiores de 40 anos. A expectativa, segundo ele, é que no próximo ano o mês de novembro seja de novas conquistas para a saúde dos costarriquenses.
Fonte: ASSECOM