O prefeito visitou a Unidade da Vila Almeida
|
Divulgação |
Marquinhos Trad (PSD) visitou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida durante a noite de segunda-feira (2). A visita surpresa, conforme noticiou a assessoria da Prefeitura, aconteceu "para verificar 'in loco' como está sendo prestado o atendimento à população". De acordo com a administração municipal, o prefeito ficou cerca de 2h no local, conversou com médicos, enfermeiros e usuários para saber quais as "principais necessidades e aproveitou para vistoriar a unidade".
“Só podemos conhecer a realidade da população desta forma, chegando sem avisar, sem holofotes, para verificar o que, de fato, está acontecendo. Essa é a nossa realidade e precisamos encará-la. Vimos dezenas de pessoas nesta noite na fila. Gente com dor, com lágrimas nos olhos, contando os minutos para receber um atendimento e muitas vezes não conseguem tê-lo com celeridade. O que nos motiva ainda mais é ver a dedicação dos funcionários públicos, sempre buscando fazer o melhor, mesmo sem as condições adequadas para exercer suas vocações. Mas, mesmo assim, são extremamente dedicados”, declarou ele.
Outra questão apontada é a situação física da unidade. A Prefeitura alega que o local está "se deteriorando com o tempo". 'Ao menos duas salas – pré-consulta adulto e classificação de risco – além de uma das enfermarias, estão interditadas por oferecer riscos aos pacientes. A estrutura destes locais ficou comprometida em decorrência de uma série de infiltrações", explica a administração.
A UPA Vila Almeida é uma das Unidades de saúde da Capital que sempre registram lotação e alta demanda por serviços, em especial a pediatria, especialidade pouco ofertada na saúde pública de Campo Grande. A UPA Santa Mônica, inaugurada em julho, tinha o objetivo de "desafogar" o atendimento na Vila Almeida. O que não ocorreu. A Unidade também não oferece pediatria.
“Nós pretendemos reverter essa situação o mais rápido possível. Vamos trabalhar e ter consciência que temos que planejar para não deixar faltar medicamento nas farmácias, por exemplo. Quando você tem organização para executar suas ideias, os resultados são satisfatórios. Quando vimos a UPA com várias pessoas esperando e pedimos a colaboração, para que os atendimentos fossem mais rápidos, a gente viu resultado. Isso mostra que dá sim pra fazer”, prometeu Marquinhos.
A visita parece trazer uma nova estratégia de 'aproximação' com a população, que demonstra desânimo com a política municipal - cenário de turbulências nos últimos mandatos - e despediu-se de Alcides Bernal (PP) com vaias e piadas. Quem também costumava fazer as 'visitas surpresa' e apresenta um comportamento mais 'descontraído' junto a população é o italiano André Puccinelli (PMDB), ex-prefeito da Capital e ex-governador do Estado.
Fonte: Midiamax
Por: Izabela Sanchez