Cidadania / Justiça
Ação do TJMS deve atender 6 mil pessoas com emissão de documentos em MS
3ª Semana Nacional do Registro Civil acontece de 12 a 16 de maio com foco na população vulnerável e serviços gratuitos em todo o Estado
19/04/2025
11:00
DA REDAÇÃO
Ação é erradicar o sub-registro civil de nascimento. (Foto: Marcelo Cassal/Agência Brasil)
Com o objetivo de garantir cidadania e combater o sub-registro civil, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) promove entre os dias 12 e 16 de maio a 3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, iniciativa do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que deve beneficiar mais de 6 mil pessoas em todo o Estado.
Na capital, os atendimentos ocorrerão das 8h às 17h, no Centro Universitário Unigran, e contarão com serviços gratuitos essenciais, como:
Emissão de certidões de nascimento e casamento
Expedição de documento de identidade
Inscrição no CPF, via Receita Federal
Atendimento jurídico gratuito com a Carreta da Justiça
Orientações do Procon
Cortes de cabelo, além de palestras educativas e sociais
Segundo a juíza auxiliar da Corregedoria do TJMS, Jacqueline Machado, o foco será atender especialmente populações vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas e famílias em extrema pobreza, que muitas vezes não têm acesso à documentação básica.
“Muitas vezes estas pessoas não têm documentos ou perdem pela própria situação em que se encontram, e acabam ficando sem um registro civil. Esse trabalho é fundamental para promover a cidadania”, explicou a magistrada.
A mobilização visa erradicar o sub-registro civil de nascimento — condição que impede o pleno acesso a políticas públicas, saúde, educação e programas sociais. A semana especial faz parte do esforço nacional articulado pelo CNJ para ampliar o alcance do direito à identidade legal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Refis 2025 mantém descontos de até 90% até 28 de novembro em Três Lagoas
Leia Mais
Receita Federal reforça controle nas fronteiras de Mato Grosso do Sul após Anvisa proibir entrada de remédios para emagrecimento
Leia Mais
Deputados votam nesta terça mudanças na carreira de agentes socioeducativos em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Bolsonaro recebe visitas dos filhos na Superintendência da PF sob regras rígidas determinadas pelo STF
Municípios